Eventos híbridos vão debater financiamento do Jornalismo e temas de interesse de jornalistas de imagem

Ainda tá tempo se inscrever para participar. Confira a programação completa!

Iniciam na próxima sexta-feira (25/11), em Fortaleza/CE, o Seminário Nacional Sustentabilidade do Jornalismo e o II Encontro Estadual dos Jornalistas de Imagem e Profissionais de Comunicação do Ceará (II EEJIC). Os eventos acontecerão de modo híbrido, com a parte presencial realizada no auditório do Sebrae Ceará. As atividades são organizadas pela Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) e pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Ceará (Sindjorce).

A expectativa dos organizadores é reunir cerca de 200 participantes, entre entre estudantes e professores de Jornalismo, profissionais da mídia e demais interessados.

“A indústria do jornalismo no Brasil, assim como a global, passa por uma crise em relação ao seu modelo de negócios há alguns anos. Agravada pela pandemia de covid-19, a crise mostrou, ao mesmo tempo, o caráter essencial do jornalismo, bem como sua fragilidade. Por isso, queremos discutir as alternativas da FENAJ para a sustentabilidade da atividade jornalística”, comenta a presidenta da Federação, Samira de Castro.

Para o presidente do Sindjorce, o debate sobre a importância dos jornalistas de imagem envolve desde a identificação enquanto profissionais do jornalismo, passando por direitos e organização coletiva. “Precisamos estar organizados para incidir na nova conjuntura que, esperamos, venha com um governo democrático”, pontua.

Inscrições

Os valores da inscrição nos eventos são de R$ 20 (jornalistas sindicalizados em dia, estudantes de jornalismo e aposentados) e R$ 40. Desempregados e jornalistas de imagem sindicalizados estão isentos de cobrança.
As inscrições podem ser feitas aqui.

Programação completa

Sexta-feira, dia 25 de novembro de 2022

14h às 18h – Reunião da Diretoria da FENAJ (parte 1)

15h – Abertura do credenciamento e recepção dos participantes externos