Iniciam na próxima sexta-feira (25/11), em Fortaleza/CE, o Seminário Nacional Sustentabilidade do Jornalismo e o II Encontro Estadual dos Jornalistas de Imagem e Profissionais de Comunicação do Ceará (II EEJIC). Os eventos acontecerão de modo híbrido, com a parte presencial realizada no auditório do Sebrae Ceará. As atividades são organizadas pela Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) e pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Ceará (Sindjorce).
Na programação, uma conferência de abertura e três painéis temáticos que abordarão a as demandas e direitos dos jornalistas de imagem (repórteres fotográficos e cinematográficos, ilustradores e diagramadores) e os desafios do financiamento do jornalismo no Brasil, que passa pela criação do Fundo Nacional de Apoio e Fomento ao Jornalismo (Funajor) e pela taxação das grandes plataformas digitais.
O ato político “Pela reconstrução do Jornalismo e da Democracia” abre a primeira noite do evento, com a participação de lideranças do movimento sindical dos jornalistas e de outras categorias. Logo após, Guilherme Vizane, apresenta a sua palestra. Repórter cinematográfico da TV Globo, com 40 anos de experiência, ele abordará o tema: “A importância dos Jornalistas de Imagem para o Jornalismo e a Democracia”. Graduado em Comunicação Social pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Vizane faz coberturas de notícias locais e nacionais e viaja com a repórter Glória Maria em especiais para o Globo Repórter, há mais de uma década. Juntos, os dois já visitaram mais de 20 países em diversos continentes. O jornalista também integra a diretoria de Relações Institucionais do Sindicato dos Jornalistas do Município do Rio de Janeiro.
Já no sábado (26), às 8h30, acontece o painel “A crise do Jornalismo: causas e consequências”, com a participação da presidenta da Fenaj, Samira Castro, que também atua no Comitê Executivo do Conselho de Gênero da Federação Internacional dos Jornalistas (FIJ), e do professor Rogério Christofoletti, pesquisador do objETHOS e autor do livro “A crise do jornalismo tem solução?”, em que discute formas de enfrentamento de crises financeira, ética e de credibilidade na profissão.
Ainda na manhã do dia 26, acontece o painel “Financiamento do Jornalismo”, onde a diretora de relações internacionais da Fenaj, Maria José Braga, e a representante do Coletivo Intervozes Brasil de Comunicação, Marina Pita, discutem taxação das big techs e remuneração de jornalistas pelos seus conteúdos.
À tarde, o presidente do Sindicato dos Jornalistas do Ceará e secretário de mobilização da FENAJ, Rafael Mesquita, e o advogado trabalhista Carlos Chagas debatem reconhecimento e direitos dos jornalistas de imagem.
No último dia do seminário, acontece a discussão para aprovação do Plano de Reconstrução dos Direitos dos Jornalistas, documento que vai orientar as organizações sindicais e a categoria dos jornalistas em 2023.
Saiba mais
O Seminário Nacional sobre Sustentabilidade do Jornalismo faz parte dos esforços da Fenaj nos últimos anos para encontrar saídas para a fragilização da profissão, agravada pelo avanço das plataformas digitais na internet. O evento tem apoio da Fundação Friedrich Ebert (FES) e da Federação Internacional dos Jornalistas (FIJ).
Já o II EEJIC acontece exatamente dez anos depois da sua primeira edição, realizada em setembro de 2012, e destaca a importância dos profissionais de imagem nos registros jornalísticos, como as guerras e a pandemia de Covid-19, além da própria organização sindical e os direitos trabalhistas destes profissionais. O evento é uma das iniciativas contempladas com fomento público, através do edital da Casa Civil do Governo do Estado do Ceará.
Inscrição: https://docs.google.com/forms/
Valores de inscrição:
- Jornalistas sindicalizados em dia, estudantes de jornalismo e aposentados: R$ 20,00 (vinte reais)
- Desempregados e jornalistas de imagem sindicalizados em dia: GRATUITA
- Demais participantes: R$ 40,00 (quarenta reais)
- Chave PIX: CNPJ: 07.340.011/0001-60
- Mais informações: sindjorce@sindjorce.org.br / (85) 98970-8634
Programação:
Sexta-feira, dia 25 de novembro de 2022
14h às 18h – Reunião da Diretoria da FENAJ (parte 1)
15h – Abertura do credenciamento e recepção dos participantes externos
19h – Ato Político “Pela reconstrução do Jornalismo e da Democracia”
20h – Conferência Magna: A importância dos Jornalistas de Imagem para o Jornalismo e a Democracia
• Conferencista: Guilherme Vizane, jornalista graduado pela UFJF, repórter cinematográfico com 40 anos de atuação na Rede Globo (RJ)
21h30 – Encerramento e Coffee End
Sábado, dia 26 de novembro de 2022
8h – Recepção dos participantes
8h30 – Painel 1: A crise do Jornalismo: causas e consequências
• Rogério Christofoletti, Professor de Jornalismo da UFSC e coordenador do Observatório de Ética Jornalística (objETHOS)
• Samira de Castro, presidenta da FENAJ e membro do Comitê Executivo do Conselho de Gênero da FIJ
• Mediação: Virgínia Berriel, diretora da FENAJ
10h30 – Coffee Break
10h50 – Painel 2: Financiamento do Jornalismo: taxação das big techs e remuneração do conteúdo
• Maria José Braga, diretora de Relações Internacionais da FENAJ e membro do Comitê Executivo da FIJ
• Marina Pita, profissional de advocacy com atuação em direitos digitais e integrante do Coletivo Intervozes Brasil de Comunicação
• Mediação: Paulo Zocchi, vice-presidente da FENAJ
12h50 – Almoço
14h – Painel 3: Reconhecimento e direitos dos jornalistas de imagem
• Carlos Chagas, advogado trabalhista e assessor jurídico do Sindjorce
• Rafael Mesquita, presidente do Sindjorce e diretor da FENAJ
• Mediação: Evilázio Bezerra, diretor do Sindjorce
16h – Coffee Break
16h20 às 20h – Reunião da Diretoria da FENAJ (parte 2)
Domingo, dia 27 de novembro de 2022
9h – Aprovação do Plano de Reconstrução dos Direitos dos Jornalistas
13h – Encerramento