Samira de Castro será aclamada como a primeira cearense a presidir a Fenaj

Foto: ALECE

Pela primeira vez na história, uma jornalista cearense presidirá a entidade máxima representativa dos jornalistas brasileiros, a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj). A jornalista Samira de Castro, repórter do Diário do Nordeste e ex-presidenta do Sindicato dos Jornalistas do Ceará (Sindjorce), encabeça a chapa única “Unidade na luta – Em defesa do Jornalismo, dos Jornalistas e da Democracia”. A eleição direta para a escolha da nova diretoria da Federação será realizada nos dias 26, 27 e 28 de julho e será totalmente online.

Graduada em Jornalismo pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Samira é funcionária do Sistema Verdes Mares (SVM) desde 1997, atualmente licenciada unilateralmente para mandato sindical. Já exerceu o cargo de subeditora de Economia no Diário do Nordeste e trabalhou como assessora de Comunicação da Associação dos Defensores e das Defensoras Públicas do Estado do Ceará (Adpec).

A jornalista ingressou no movimento sindical em 2010, quando foi eleita secretária-geral do Sindjorce, tendo assumido a presidência interinamente de 2011 a 2013. Foi presidenta do Sindicato do Ceará por dois mandatos consecutivos (2013-2016 e 2016-2019).

Atualmente, é segunda vice-presidenta da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), já tendo exercido também o cargo de segunda tesoureira da entidade (2013-2016 e 2016-2019). A profissional também figura no ranking dos jornalistas mais premiados do Brasil e do Nordeste, segundo o portal Jornalistas & Cia.

Desafios

Samira de Castro e dirigentes do Sindjorce no lançamento de Plataforma Eleitoral do sindicato, em 2018. Fotos: Arquivo/Fetamce

Enumerando os desafios a serem enfrentados durante a gestão na Fenaj, Samira diz que é preciso atualizar a regulamentação da profissão. “A gente também precisa lutar muito firmemente pela volta do diploma e outro ponto que a Fenaj tem e a nossa chapa defende é a questão do financiamento público para o jornalismo a partir de dois projetos de lei: um de taxação das grandes plataformas digitais e a reversão desse recurso a ser arrecadado para a criação do fundo de apoio e fomento ao jornalismo”, destacou.

A candidata da chapa única da eleição da Fenaj acrescenta que outras batalhas profissionais se darão em torno do combate à violência, que afeta os jornalistas e que ameaça a liberdade de imprensa. Além disso, enumera: “O nosso movimento sindical ainda enfrenta a precarização das condições de trabalho e tem a grande tarefa de se repensar frente às mudanças no mundo do trabalho do jornalismo. Por tudo isso, ‘vamos precisar de todo mundo’ é mais do que um refrão musical. Só a luta – coletiva e organizada – é capaz de mudar a realidade. Por isso, vamos juntes, jornalistas!”, finaliza a jornalista.

Chapa Nacional

Rafael Mesquita, ao microfone, ao lado de Samira de Castro na Semana de Jornalismo de 2018 da Uninta, em Sobral. Foto: Uninta.

A Chapa “Unidade na luta – Em defesa do Jornalismo, dos Jornalistas e da Democracia” conta também com outro represente do Ceará, o jornalista Rafael Mesquita, atual presidente do Sindjorce e candidato à reeleição. Rafael concorre ao cargo de Secretário de Mobilização, Negociação Salarial e Direito Autoral da Federação.

Outros colegas, oriundos de todas as regiões do país e da maioria dos Sindicatos de Jornalistas filiados à Fenaj, também integram o coletivo unitário.

Confira quem integra a chapa “Unidade na luta”:

Diretoria Executiva

• Presidência – Samira de Castro (CE)
  • Primeira Vice-presidência – Paulo Zocchi (SP)
  • Segunda Vice-presidência – Célio Martins (PR)
  • Secretaria-Geral – Sérgio Murillo de Andrade (SC)
  • Secretaria – Moacy Neves (BA)
  • Primeira-Tesouraria – Luiz Antônio Spada (GO)
  • Segunda-Tesouraria – Wilson Reis (AM)
  • Primeira suplência – Virgínia Berriel (MRJ)
  • Segunda suplência – Priscila Chandretti (MG/Juiz de Fora)

Vice-presidências Regionais

• Norte I (Acre, Amazonas, Rondônia e Roraima) – Adriana Cruz (RR)
  • Norte II (Amapá , Pará , Maranhão e Tocantins) – Alessandra Bacelar (TO)
  • Nordeste I (Piauí , Ceará , Rio Grande do Norte e Paraíba) – Franco Ferreira (PB)
  • Nordeste II (Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia) – Fernanda Gama (BA)
  • Sudeste (Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo) – Douglas Dantas (ES)
  • Centro-Oeste (Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul) – Itamar Pires (MT)
  • Sul (Paraná , Santa Catarina e Rio Grande do Sul) – José Maria Nunes (RS)

Secretarias

Secretaria de Relações Institucionais

• Secretário – Ayoub Hanna Ayoub (NP)
  • Secretário-adjunto – Milton Alves Júnior (SE)

Secretaria de Relações Internacionais

• Secretária – Maria José Braga (GO)
  • Secretário-adjunto – Celso Augusto Schröder (RS)

Secretaria de Educação, Cultura e Aperfeiçoamento Profissional

• Secretária – Valci Zuculoto (SC)
  • Secretária-adjunta – Carmen Pereira (MRJ)

Secretaria de Gênero, Raça e Etnia

• Secretária – Valdice Gomes (AL)
  • Secretária-adjunta – Helena Saria (PA)

Secretaria de Mobilização, Negociação Salarial e Direito Autoral

• Secretário – Rafael Mesquita (CE)
  • Secretário-adjunto – Thiago Tanji (SP)

Secretaria de Mobilização dos Jornalistas em Assessoria de Comunicação

• Secretária – Márcia Quintanilha (SP)
  • Secretário-adjunto – Breno Araújo (MG)

Secretaria de Mobilização dos Jornalistas de Produção e Imagem

• Secretário – Guto Camargo (SP)
  • Secretário-adjunto – Land Seixas (PB)

Secretaria de Saúde e Segurança

• Secretário – Norian Segato (SP)
  • Secretário-adjunto – Severino Júnior (PE)

Conselho Fiscal

• Adroaldo Corrêa (RS)
  • Edmilson Brito (SE)
  • Luiz Carlos de Oliveira (PI).

Candidatos (as) à Comissão Nacional de Ética

• Antônio Paulo (AM)