Rafael Mesquita é candidato à reeleição ao cargo de presidente do Sindjorce

Rafael Mesquita está no primeiro mandato de presidente do Sindjorce. Foto: Letícia Alves/Sindiute

O jornalista Rafael Mesquita, presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Ceará (Sindjorce), é candidato à reeleição ao cargo, em votação que acontece nos dias 26, 27 e 28 de julho.

O profissional, que é mestre e doutorando em comunicação pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e assessor de imprensa da Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal no Estado do Ceará (Fetamce), lidera a chapa “Vamos juntes, Jornalistas – Unidade em defesa do Jornalismo e da Democracia”, única inscrita no pleito.

A votação para escola da nova direção do Sindjorce e Comissão Estadual de Ética (CEE) da entidade acontece juntamente à eleição da diretoria da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), que tem a cearense Samira de Castro, também dirigente e ex-presidente do sindicato estadual, como candidata à presidenta.

De acordo com Rafael Mesquita, os jornalistas vivem o maior desafio profissional já enfrentado e precisam de um movimento sindical forte e unitário. “Conclamamos os jornalistas cearenses a compareceram às urnas do Sindjorce e da Fenaj e renovarem o compromisso com as nossas entidades de luta. Temos em nossas mãos a tarefa coletiva de reafirmar o nosso papel, assim como defender a importância do jornalismo para a sociedade. Vamos juntes, em defesa dos direitos e do trabalho decente para os jornalistas do Ceará”, enfatiza.

Conheça os candidatos

Chapa Única – “Vamos juntes, Jornalistas – Unidade em defesa do Jornalismo e da Democracia

Parte dos integrantes da chapa no lançamento da campanha do grupo. Foto: Paulo André

Diretoria Executiva

Presidente: Rafael Mesquita
Secretário Geral: Tarcísio Aquino
Diretora de Administração e Finanças: Germana McGregor
Diretora de Comunicação, Cultura e Eventos: Samira de Castro
Diretor de Ação Sindical: Francisco Souza
Diretora de Direitos Humanos: Julyta Albuquerque
Diretora de Segurança e Defesa do Exercício Profissional: Bemfica de Oliva
Diretor Jurídico e Previdenciário: Nathan Camelo
Diretora Executiva – Relações Institucionais: Déborah Lima
Diretor Executivo – Profissionais de Imagem: Evilázio Bezerra
Diretora Executiva – Profissionais de mídias comunitárias e alternativas: Marina Valente

Delegados da FENAJ

• Polianna Uchoa
  • Francisco Ferreira (Gatto)
  • Suplente: Antônio Lima Jr.

Conselho Fiscal

• Mariana Cunha
  • Humberto Simão
  • Luizete Vicente
  • Suplente: Washington Feitosa

Delegados Regionais do Cariri

• Bruna Vieira
  • Suplente: Anderson Sandes

Comissão de Ética

• Ângela Marinho
  • Mirton Peixoto
  • Telma Costa
  • Iracema Sales
  • Ivan Moura

Eleitor

A Comissão Eleitoral comunicou que, de acordo com o Estatuto, no seu Art. 66, é eleitor o associado que tenha ingressado no quadro social do Sindicato até a data da publicação do Edital de Convocação (08 de junho de 2022), que até 10 dias corridos antes da data da eleição tiver quitado as mensalidades, e que estiver em gozo dos direitos conferidos pelo Estatuto do Sindicato.

Urnas

A eleição para o Sindjorce contará com três urnas fixas, sendo uma na sede do sindicato (Rua Joaquim Sá, 545), uma no Sistema Verdes Mares e outra no Grupo O Povo de Comunicação; e três urnas itinerantes, sendo duas circulando por locais de trabalho de Fortaleza e a última no Cariri cearense.

Para o pleito do sindicato, haverá ainda a possibilidade de votação em formato digital, com acesse à plataforma por e-mail. Serão beneficiados com esta mobilidade sindicalizados moradores de cidades que não contarão com urna física e pessoas que residem em outros estados ou estão em trânsito.

A eleição da Fenaj, por sua vez, será totalmente online. O eleitor recebe o acesso à plataforma de votação por e-mail. Caso seus dados estejam desatualizados, atualize no link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdd01D1MlsMUcGEwgUzgrHB7VVzykv3YNogx2mkERXZJDG-QA/viewform