Semana de Jornalismo reúne profissionais e estudantes para debater o futuro da profissão

De 22 a 26 de abril, o jornalismo cearense se prepara para uma semana de intensos debates e reflexões na primeira edição da Semana Estadual de Jornalismo do Ceará. Organizada pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Ceará (Sindjorce) em parceria com a Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), o evento tem como tema “Jornalistas, Estudantes e o Futuro da Profissão”.

Patrocinada Edital da Casa Civil do Governo do Estado do Ceará, a Semana será realizada de forma híbrida, permitindo tanto a participação presencial no auditório do Sindjorce (Rua Joaquim Sá, 545 – Fortaleza/CE) quanto online via Plataforma Zoom, o que garante a inclusão de profissionais e estudantes de todo o estado, bem como de outras regiões do país.

Ainda dá tempo de participar! Inscreva-se gratuitamente: https://forms.gle/mtLbPtktcR7oeWpm6

A programação inclui uma série de painéis que abordarão questões fundamentais para o exercício da profissão e para o futuro do jornalismo. Na abertura oficial, marcada para as 18h do dia 22 de abril, está prevista uma solenidade que reunirá autoridades e representantes da categoria.

Dentre os destaques da programação, o Painel 1, que acontecerá às 19h da próxima segunda-feira, discutirá as transformações estruturais e os desafios enfrentados pelos jornalistas no Ceará, na região e no país. O debate contará com a participação de Fernando Lima, supervisor técnico do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) de São Paulo, e Edgard Patrício, jornalista e professor do Curso de Jornalismo e do Programa de Pós-graduação em Comunicação da UFC, com mediação de Julyta Albuquerque, diretora de direitos humanos do sindicato.

No dia seguinte, 23 de abril, às 18h30, o Painel 2 abordará a importância da pluralidade de vozes no jornalismo, com foco nas populações minorizadas. Camila Holanda, jornalista e mestra em comunicação, Rafael Mesquita, doutorando em comunicação e presidente do Sindjorce, e Dediane Souza, mestra e doutoranda em Antropologia, serão alguns dos participantes desse debate, mediado por Marina Valente, diretora de Profissionais de mídias comunitárias e alternativas.

Já na noite do dia 24 de abril, o Painel 3 tratará da PEC do Diploma e a defesa da/o jornalista profissional, com a presença de Samira de Castro, Presidenta da FENAJ, e Felipe Pontes, presidente da Sociedade Brasileira de Pesquisadores de Jornalismo (SBPJor), sob mediação de Tarcísio Aquino, secretário-geral do Sindjorce.

No último dia de painéis, 25 de abril, também às 18h30, o tema em discussão será a desinformação, a regulamentação das redes sociais e o futuro do jornalismo, com a participação de Moacy Neves, Presidente do SinjorBA e dirigente da Fenaj, e Arthur Bezerra, Vice-presidente do International Center for Information Ethics (ICIE), sob mediação de Angela Marinho, Presidenta da Comissão de Ética do Sindjorce.

Além dos debates, a Semana Estadual de Jornalismo do Ceará contará com um momento de confraternização no dia 26 de abril, com música ao vivo, sorteio de brindes para sócios e um buffet especial. A “Confra dos Jornalistas 2024” será realizada no Espaço Cultural SindBar, localizado na sede do sindicato, a partir das 18h30.

A I Semana Estadual de Jornalismo do Ceará promete ser um espaço de reflexão, aprendizado e integração para jornalistas e estudantes de jornalismo, reafirmando o compromisso o nosso compromisso com os valores profissionais, a sustentabilidade de nosso ofício e com os direitos inegociáveis da categoria“, destaca Rafael Mesquita, presidente do sindicato e diretor de mobilização da FENAJ.

Programação Completa: