Ministério Público do Trabalho convoca audiência para debater reajuste dos jornalistas de rádio e TV

O Ministério Público do Trabalho (MPT) acatou o pedido de mediação do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Ceará (Sindjorce) e marcou uma audiência virtual para o dia 16 de abril de 2024, às 9h, com o intuito de debater o reajuste salarial dos jornalistas de rádio e televisão do estado.

O foco da audiência será o impasse em torno do reajuste salarial proposto pelo Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão no Estado do Ceará (Sindatel), que se recusou a continuar a negociar com o Sindjorce, representante dos trabalhadores.

As principais emissoras de rádio e TV do estado, incluindo representantes do Sistema Verdes Mares, Grupo Cidade de Comunicação, Sistema TV Jangadeiro, Band TV Ceará, Rede TV Ceará e Grupo O Povo de Comunicação, estão no centro das críticas por sua postura. Esses conglomerados, que representam os maiores CNPJs do setor de radiodifusão, decidiram unilateralmente implementar um reajuste de 4%, sem o acordo da categoria.

No pedido de mediação, o presidente do Sindjorce, Rafael Mesquita, lamenta a falta de diálogo por parte das empresas e reforça a contraproposta laboral de 5%.

A audiência convocada pelo MPT visa buscar uma solução consensual para a questão, visando garantir os direitos trabalhistas dos jornalistas de rádio e TV do Ceará.