Reivindicação de reajuste de 5% marca sessão solene em homenagem ao dia do jornalista

Na última segunda-feira (08/04), o Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Ceará (Sindjorce) marcou presença em uma Sessão Solene na Câmara Municipal de Fortaleza. A celebração, em homenagem ao Dia do Jornalista, atendeu requerimento do vereador Júlio Brizzi (PT) e reuniu jornalistas de diversas áreas e estudantes.

Durante o evento o secretário geral do Sindjorce, Tarcísio Aquino, representando o presidente da entidade, Rafael Mesquita, fez uso da palavra e ressaltou a urgente necessidade da aprovação da PEC do Diploma e do reajuste salarial de 5% para jornalistas de rádio e televisão. “O Dia do Jornalista é uma data importante para celebrarmos nossa capacidade de ousar, lutar e defender o Jornalismo e a profissão de jornalista, mesmo diante de desafios como a precarização do trabalho, redução de salários e disseminação da desinformação pelo país. Neste momento de homenagens, reforçamos também a importância da aprovação da PEC do Diploma e denunciamos a resistência das empresas de rádio e TV em conceder um reajuste de 5% para os profissionais do setor”, afirmou.

Além disso, a Sessão Solene prestou homenagens a pelo menos 30 profissionais de jornalismo, entre eles Rafael Mesquita e a presidenta da Fenaj, Samira de Castro, que foram representados por Tarcísio e Germana McGregor, diretora de administração e finanças da organização sindical estadual. Houve ainda homenagem póstuma a Déborah Lima e Anderson Sandes, dirigentes do Sindjorce que faleceram em 2023.

A iniciativa contou com o apoio dos vereadores Dr. Vicente Pinto (PT), Lúcio Bruno (PDT) e Anna Karina (Psol) e reforçou a importância dos jornalistas e do jornalismo na manutenção da democracia e da sociedade, destacando nomes que dedicam suas vidas ao ofício, pautados pelos valores da ética, profissionalismo e formação profissional.