Sindjorce apresenta reivindicações dos jornalistas à Prefeitura de Fortaleza e Governo do Estado

O Sindicato dos Jornalistas do Ceará (Sindjorce) iniciou 2022 com a retomada da agenda de visitas aos representantes dos governos de Fortaleza e do Estado para apresentação da pauta de reivindicações da categoria no âmbito do serviço público. As conversas trataram de iniciativas como concurso público para jornalistas, construção da carreira no serviço público municipal e estadual, financiamento a projetos de jornalismo independente e parcerias para qualificação profissional e diálogo institucional.

Na segunda-feira (07/02), o presidente do Sindjorce, Rafael Mesquita, a diretora de Comunicação do Sindicato e também segunda vice-presidenta da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), Samira de Castro, e o diretor Jurídico e Previdenciário da entidade, Nathan Camelo, reuniram-se com o jornalista Daniel Aderaldo, coordenador de Comunicação Social da Prefeitura de Fortaleza.

Entre as demandas apresentadas pela entidade estão: a proposta de criação de um edital público para o financiamento de projetos de jornalismo independente; a realização de concurso para jornalista, assim como a construção/qualificação da carreira no âmbito do Governo Municipal; a criação de um concurso específico para a emissora de televisão pública de Fortaleza, a TV Terra do Sol; a criação de desconto em folha da mensalidade sindical dos associados ao Sindjorce no Executivo local; o apoio ao programa de formação dos jornalistas cearenses e a proposta de parceria para a realização de uma campanha em defesa do Jornalismo, dos jornalistas e de combate às fake news.

O coordenador de Comunicação Social recepcionou as proposições e prometeu dialogar com as esferas da gestão que atuam mais diretamente em cada questão da pauta. Daniel Aderaldo afirmou que a Prefeitura tem todo o interesse de colaborar com as iniciativas do Sindicato e pretende convocar novas conversas para avançar nos encaminhamentos das solicitações, cujas possibilidades de efetivação serão avaliadas.

Na quinta-feira (10/02), Rafael Mesquita e Samira de Castro reuniram-se com assessora Especial de Acolhimento aos Movimentos Sociais do Governo do Ceará, Zelma Madeira. Os dirigentes sindicais foram recebidos no Palácio da Abolição e na oportunidade apresentaram ao Executivo estadual a pauta de reivindicações dos jornalistas. A reunião também contou com a participação de Theodoro Rodrigues, assessor da pasta governamental.

Entre as principais reivindicações apresentadas pela entidade laboral ao governo do Ceará, estão: concurso para jornalista, com construção/qualificação da carreira dos profissionais no âmbito da administração do Ceará; concurso específico para a TV Ceará; apoio estadual ao programa de formação dos jornalistas cearenses; criação de um edital público para o financiamento de projetos de jornalismo independente; estabelecimento de desconto em folha da mensalidade sindical dos jornalistas empregados no Governo associados ao Sindjorce; e realização de uma campanha em defesa do jornalismo, dos jornalistas e de combate às fake news.

Zelma Madeira acolheu as proposições e destacou que discutirá com a Casa Civil, a Secretaria do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag) e a TVC a possibilidade de atendimento das solicitações. A gestora afirmou que o Governo Camilo Santana possui disposição de voltar a se reunir e discutir com a categoria os temas colocados em negociação. “O que vocês estão buscando é o estabelecimento de direitos, políticas públicas, que não são transitórias”, apontou.

Além da pauta trabalhista, o Sindjorce demandou a realização de outra conversa específica para tratar da violência contra profissionais da comunicação. Na ordem do dia, o assassinato do comunicador popular Givanildo Oliveira, crime que apresenta indícios de ser uma retaliação à sua atuação como profissional. Rafael Mesquita destacou que é necessária a adoção de um protocolo de segurança dos jornalistas e comunicadores. A proposta foi acolhida pela secretária, que intermediará o debate.