O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Ceará (Sindjorce) articulou com deputados estaduais a apresentação de uma emenda ao orçamento da Assembleia Legislativa do Ceará (ALEC), estabelecendo reajuste de 10% para os profissionais que compõem o Complexo de Comunicação do Poder Legislativo cearense. A emenda foi protocolada na última sexta-feira, dia 18 de novembro, pelo gabinete da deputada Augusta Brito (PCdoB).
Seis deputados estaduais assinam a emenda, que também tem o apoio verbal de vários outros parlamentares, como os radialistas Ely Aguiar e Ferreira Aragão, contactados pela presidente do Sindjorce, Samira de Castro, a diretora de Administração, Germana McGregor, e o diretor de Comunicação, Nathan Camelo. A justificativa da emenda é que os jornalistas que trabalham na TV, Rádio e Agência de Notícias da ALEC estão sem reajuste salarial há pelo menos dez anos.
Na Folha Complementar da ALEC, o orçamento para 2017 prevê R$ 685.750,00. O Sindjorce, então, pleiteia R$ 70.000,00, pouco mais de 10%, para reajuste dos profissionais da Comunicação. Esse valor deve vir da Reserva de Contingência.
“Trata-se da tentativa de corrigir uma distorção grave: os profissionais da Comunicação do Legislativa cearense, que são uma referência nacional, inclusive premiada , não podem ter salários congelados, uma vez que são contratados via grupos de trabalho”, afirma Samira de Castro.