Sindjorce articula emenda que prevê reajuste de 10% aos jornalistas da Comunicação da Assembleia Legislativa

augusta-brito
Deputada Augusta Brito (PcdoB) deu entrada na emenda
danniel-2
Deputado Danniel Oliveira (PMDB) assinou a emenda

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Ceará (Sindjorce) articulou com deputados estaduais a apresentação de uma emenda ao orçamento da Assembleia Legislativa do Ceará (ALEC), estabelecendo reajuste de 10% para os profissionais que compõem o Complexo de Comunicação do Poder Legislativo cearense. A emenda foi protocolada na última sexta-feira, dia 18 de novembro, pelo gabinete da deputada Augusta Brito (PCdoB).

Seis deputados estaduais assinam a emenda, que também tem o apoio verbal de vários outros parlamentares, como os radialistas Ely Aguiar e Ferreira Aragão, contactados pela presidente do Sindjorce, Samira de Castro, a diretora de Administração, Germana McGregor, e o diretor de Comunicação, Nathan Camelo.  A justificativa da emenda é que os jornalistas que trabalham na TV, Rádio e Agência de Notícias da ALEC estão sem reajuste salarial há pelo menos dez anos.

Na Folha Complementar da ALEC, o orçamento para 2017 prevê R$ 685.750,00. O Sindjorce, então, pleiteia R$ 70.000,00, pouco mais de 10%, para reajuste dos profissionais da Comunicação. Esse valor deve vir da Reserva de Contingência.

“Trata-se da tentativa de corrigir uma distorção grave: os profissionais da Comunicação do Legislativa cearense, que são uma referência nacional, inclusive premiada , não podem ter salários congelados, uma vez que são contratados via grupos de trabalho”, afirma Samira de Castro.

capitao-wagner-2
Deputado Capitão Wagner (PR) também assinou a proposição
 Samira de Castro acrescenta que não basta a emenda ser apresentada e aprovada em Plenário: é preciso o compromisso político do futuro presidente da Assembleia de que vai executá-la. “Com duas pré-candidaturas apresentadas para a Mesa Diretora até o momento, o Sindjorce acredita que, independentemente de quem vencer, haverá o entendimento e o respeito ao trabalho dos que fazem a comunicação pública”, reforça a presidente.

Segundo a presidente do Sindjorce, agora é a hora de a base se movimentar para que de fato seja aprovada e aplicada a emenda. “Os próprios jornalistas de lá precisam conversar e pautar os deputados, já que estão no mesmo convívio, de forma que essa emenda seja realmente efetivada”, disse.
emenda-reajuste-servidores-al2