Sindjorce convida para sessão de autógrafos do livro Guerreiros de Santa Maria

A diretoria do Sindicato dos Jornalistas do Ceará (Sindjorce) convida para a sessão de autógrafos do livro GUERREIROS DE SANTA MARIA, que acontecerá no dia 27 de julho, às 19 horas, no auditório da entidade (Rua Joaquim Sá, 545, Dionísio Torres). O autor é o jornalista e escritor Paulinho Oliveira, que falará um pouco sobre a obra. Na ocasião, o público pode adquirir um exemplar do livro pelo preço de R$ 30,00.

“GUERREIROS DE SANTA MARIA foi publicado em 2014 pela Editora Premius. Seu primeiro lançamento aconteceu em 1º de maio de 2014, na Feira do Livro de Santa Maria – RS. A obra fala do incêndio na Boate Kiss, ocorrido em 27 de janeiro de 2013, que matou 242 pessoas e feriu mais de 600 e da luta dos guerreiros (os pais, amigos e parentes das vítimas e os sobreviventes da tragédia) por justiça.

O livro engloba fatos ocorridos até o final de 2013, como, por exemplo, o inquérito policial e a denúncia do Ministério Público (com detalhes dos documentos consultados pelo escritor). Busca revelar porque as principais autoridades municipais de Santa Maria não foram indiciadas e o motivo pelo qual o prefeito Cezar Schirmer (PMDB) foi poupado (Schirmer é, atualmente, Secretário de Segurança do Rio Grande do Sul). Mostra a mobilização dos guerreiros durante a ocupação da Câmara de Vereadores de Santa Maria, que teve cobertura manipulada da imprensa local. Expõe a batalha de uma cidade inteira para vencer o trauma de shows e eventos similares em locais fechados. Tenta, ao fim, passar uma mensagem de esperança e homenageia os mártires da tragédia que, até agora, não teve solução judicial.

Para escrever o livro, Paulinho Oliveira, além de pesquisar documentos e matérias jornalísticas dos diversos sites informativos (especialmente dos órgãos de imprensa do Rio Grande do Sul), foi a Santa Maria em agosto de 2013 para entrar em contato com os protagonistas da luta, os guerreiros. Muito do que foi escrito se baseou no relato dessas pessoas, em conversas pessoais durante sua estada em Santa Maria, bem como em relatos enviados por quem queria desabafar com o escritor por meio do Messenger. Assim, o livro não se baseia em achismos, mas busca informar para conscientizar a todos (gaúchos ou não) sobre a necessidade de não se deixar cair no esquecimento a maior tragédia em ambiente fechado da história do Brasil, pois o esquecimento é o que fomenta a impunidade.

Paulinho Oliveira é jornalista formado pela UFC – Universidade Federal do Ceará desde 2004. Servidor do Poder Judiciário desde 1995, ocupa, desde fevereiro de 2017, o cargo de Coordenador de Imprensa e Divulgação do SindJustiça Ceará – Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário do Estado do Ceará. GUERREIROS DE SANTA MARIA é seu primeiro livro.”