Sindjorce denuncia descaso dos donos de jornais no ato do 1º de Maio

A Diretoria do Sindicato dos Jornalistas do Ceará (Sindjorce) participou do ato unificado das centrais sindicais e movimentos sociais nesse 1° de Maio. Segundo os organizadores, 20 mil pessoas tomaram as ruas da Praia de Iracema, em Fortaleza, em defesa da aposentadoria pública, por empregos e pela valorização do salário mínimo. Os jornalistas denunciaram a tentativa patronal de reduzir direitos e de conceder apenas 1% de reajuste salarial à categoria.

A manifestação saiu da Avenida Beira Mar, próximo ao espigão da Rui Barbosa e seguiu pela Avenida Historiador Raimundo Girão até o largo Luis Assunção, na Praia de Iracema, encerrando com ato político e show do cantor Erickson Mendes em tributo ao compositor cearense Belchior, falecido em abril de 2017.

Ato unificado

O ato unificado do dia do trabalhador reuniu as centrais sindicais – CUT Ceará, CSB, CSP-Conlutas, Intersindical, CTB, as frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo, sindicatos, federações e teve como pautas a defesa da política de reajuste do salário mínimo, a luta por emprego e contra a reforma da Previdência (PEC 06/2019). A mobilização também repudiou a tentativa do governo de enfraquecer o movimento sindical por meio da publicação da MP 873/2019.

Greve Geral

O presidente da CUT Ceará, Wil Pereira, anunciou que as centrais sindicais decidiram convocar uma greve geral que paralisará o país contra o fim da aposentadoria. A paralisação nacional será dia 14 de junho.

“Vamos parar o Brasil em protesto contra essa perversa reforma da Previdência. Vamos dizer em alto e bom tom que não queremos nenhum direito a menos. Dia 14 de junho o país vai parar”, anunciou o dirigente.

Com informações da CUT-CE