Sindjorce intensifica diálogo com principais empresas Rádio e TV em busca de acordo salarial

Dando continuidade às mobilizações para a celebração de um acordo definitivo nas negociações de rádio e TV de 2024, o Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Ceará (Sindjorce), sob a liderança do presidente Rafael Mesquita, fez contato direto com os gestores das principais empresas do setor, em busca de uma solução urgente para as demandas da categoria.

Neste apelo direcionado às empresas que representam setores-chave da indústria jornalística do Ceará, incluindo o Sistema Verdes Mares, o Grupo Cidade de Comunicação, a Band, o Sistema TV Jangadeiro e o Grupo de Comunicação O Povo, a entidade reforça que os empregadores não podem ignorar as perdas salariais que os jornalistas enfrentaram nos últimos anos. Além disso, o sindicato diz aos presidentes e diretores dos grupos de mídia que é necessário restaurar o entusiasmo dos profissionais “que são o coração das empresas”, diz organização sindical.

“O valor que nos impede de chegar a um acordo é mínimo: apenas R$ 31,90, considerando o piso ajustado em 5%. Nenhuma empresa do Ceará vai quebrar se esse ajuste for implantado. É hora de razão e sensibilidade”, diz o presidente do Sindjorce.

Os jornalistas de Rádio e TV do Ceará pleiteiam um reajuste salarial de 5%, enquanto os grupos de comunicação, até o momento, oferecem apenas 4%. De acordo com Rafael Mesquita, o Sindjorce está determinado a evitar impasses prolongados, adotando essa abordagem direta. Por fim, o dirigente enfatiza que “a estratégia do sindicato inclui manter os jornalistas informados sobre quaisquer desenvolvimentos significativos. É hora de lutar. Vamos juntos até a vitória”, conclui.