Sindjorce Itinerante chega a Sobral e Região Norte de 26 a 28 de outubro

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Ceará (Sindjorce) realiza mais uma edição do projeto Sindjorce Itinerante, com o objetivo de levar os serviços e benefícios oferecidos pela entidade até os jornalistas que atuam no interior do Estado. Desta vez, a cidade visitada será Sobral, onde uma comitiva de dirigentes estará presente, de 26 a 28 de outubro, para fazer sindicalizações e emissão de carteiras da FENAJ, além de conversar com os trabalhadores, distribuir a Cartilha do Jornalista 2017 e esclarecer dúvidas sobre direitos trabalhistas.

O secretário-geral do Sindjorce, Rafael Mesquita, destaca que, além de visitar os principais locais de trabalho em Sobral, haverá no sábado, às 10h, no auditório da Prefeitura (Rua Viriato de Medeiros N. 1250 – Centro), a roda de Conversa “O jornalismo e os jornalistas de Sobral e Região Norte: Desafios e Perspectivas”.  O atendimento aos interessados será de 9h às 15h, no mesmo local. “Vamos conversar com os colegas, conhecer melhor a realidade local e prospectar parcerias tanto para convênios na região quanto para a realização de eventos de formação”, acrescenta.

O projeto Sindjorce Itinerante é uma iniciativa da atual gestão da entidade com o intuito de aproximar o Sindicato de todos os jornalistas, ouvir as demandas e resolver os problemas apresentados pela categoria. “Muitos colegas não dispõem de tempo ou de condições para se deslocar até a sede da entidade, e por isso acabam deixando de trazer as reivindicações”, avalia a presidente, Samira de Castro. A primeira edição foi realizada no Cariri, em setembro desse ano.

A iniciativa consta no Plano de Lutas dos Jornalistas Cearenses, aprovado por unanimidade no I Congresso Estadual Extraordinário dos Jornalistas do Ceará, realizado em agosto deste ano. No eixo “Combate à precarização das relações de trabalho e organização sindical”, foi deliberado que o sindicato vai realizar oficinas regionais e fortalecer o processo de visitas aos locais de trabalho dos jornalistas no interior do Estado”, lembra a dirigente.