Sindjorce lança campanha de divulgação do Código de Ética dos Jornalistas

A categoria dos jornalistas está entre as que se deparam cotidianamente com dilemas éticos, que se renovam com o tempo e com as transformações do fazer jornalístico. Atenta a essa realidade, a Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) e os Sindicatos afiliados aprovaram, em 2007, a quarta versão do Código de Ética dos Jornalistas brasileiros, aprovado no Congresso Nacional Extraordinário realizado em Vitória/ES.

O documento “fixa as normas a que deverá subordinar-se a atuação do profissional, nas suas relações com a comunidade, com as fontes de informação, e entre jornalistas”. As punições previstas incluem desde advertência até expulsão do sindicato respectivo.

Seguindo deliberação aprovada por unanimidade no 3º Congresso Estadual Extraordinário dos Jornalistas do Ceará, o Sindjorce lança hoje (09/10) uma campanha de divulgação do Código de Ética nas redes sociais, a fim de que a categoria conheça e se aproprie do conjunto de normas deontológicas da profissão, contribuindo para consolidar o Jornalismo como patrimônio da sociedade e o jornalista como um agente a serviço do interesse público.

“Nosso objetivo é aprofundar o debate sobre o exercício ético da profissão e o respeito ao Código de Ética do Jornalista Brasileiro”, comenta Samira de Castro. A presidente do Sindjorce lembra que essa diretriz foi aprovada no Plano de Lutas da categoria, durante a plenária do 3º Congresso Extraordinário, realizado no Centro Cultural Belchior, em Fortaleza. A proposta constou no eixo de discussão 6, que teve como tema geral “Defesa do Jornalismo e dos Jornalistas”.

“Além de poder ser acessado no site do Sindjorce, estamos distribuindo nos locais de trabalho a Cartilha do Jornalista 2017, que contém, entre outros documentos, o Código de Ética”, lembra o secretário-geral, Rafael Mesquita.

Acesso o documento: https://goo.gl/kxtA7o