Mobilização dos jornalistas do Sistema Jangadeiro arranca negociação da Campanha de Rádio e TV

Após o Dia de Luto no Sistema Jangadeiro, os Sindicatos dos Jornalistas do Ceará (Sindjorce) e das Emissoras de Rádio e Televisão do Estado (Sindatel) voltaram a se reunir, na quarta-feira, dia 4 de outubro, para tratar da Campanha Salarial 2017 de Mídia Eletrônica. Além da  presidente do Sindatel, Carmen Lúcia Dummar Azulai, participaram do encontro representantes dos departamentos de Recursos Humanos do Sistema Jangadeiro e da TV Cidade.

Após duas horas de reunião, a presidente do Sindatel se comprometeu a consultar os empresários sobre a possibilidade de fechamento de uma Convenção Coletiva de Trabalho com validade de dois anos ou, malfadadas as tratativas, de ingresso com dissídio em comum acordo entre as partes, respeitando a data-base da categoria, que é 1º de janeiro de 2017.  A possibilidade da CCT de dois anos vai depender de uma nova proposta de reajuste, abrangendo os dois períodos, que será submetida a aprovação dos jornalistas.

Para a comissão de negociação do Sindjorce, o destravamento das negociações é resultado direto da mobilização da categoria, que vestiu preto, no dia 28 de setembro, em protesto contra a falta de diálogo e a tentativa de achatamento salarial por parte das empresas. O secretário-geral, Rafael Mesquita, argumentou que a inflação está em queda vertiginosa, o que permite às empresas planejarem seus custos e fecharem uma convenção com condições de melhor reajuste para os jornalistas.

As empresas iniciaram as negociações oferecendo somente 3,29%, depois avançando ao patamar de 5%. Ao longo dos últimos meses, a categoria têm rejeitado a proposta patronal, mas reavaliou a pedida de reajuste, que era o INPC mais 4% de ganho real, para a inflação de 6,58%. Para janeiro de 2018, a expectativa é de que o INPC feche em 2,60%. “Queremos a manutenção do poder de compra dos salários”, frisou o diretor de Ação Sindical, Evilázio Bezerra.