Patrões não comparecem e nem justificam ausência; jornalistas deliberam por Dia de Luto

Somente a bancada laboral compareceu á negociação na SRTE/CE

Mais uma vez, os representantes dos jornais e revistas não compareceram – e nem justificaram ausência – à negociação agendada para  quarta-feira, dia 4 de outubro, na Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRT/CE), para tratar da Campanha Salarial de Mídia Impressa.  Foi a segunda ausência consecutiva (os representantes patronais também não foram no dia 25 de setembro), o que motiva a SRTE a encerrar o processo de mediação.  Com esta postura, os donos dos jornais Diário do Nordeste, O Estado e O Povo não só desrespeitam o processo de negociação coletiva, como toda a categoria dos jornalistas.

A postura dos donos da mídia no Ceará foi rechaçada pela categoria. Em visita à redação do jornal O Povo, cujo diretor é presidente do sindicato patronal, os jornalista reafirmaram a não aceitação da única proposta colocada pelas empresas informalmente, de reajuste de 4% para a inflação da Campanha Salarial 2016/2017 (para um INPC de 9,32%) + INPC, que fechou em 1,73%, para a Campanha Salarial 2017/2018. “Não temos como aceitar uma proposta tão rebaixada”, afirmaram os colegas, visivelmente revoltados com o pouco caso que os empresários vêm fazendo da negociação coletiva e das demandas dos trabalhadores.

Interlocutores voluntários procuraram a direção do Sindjornais para levar uma contraproposta de 8% de reajuste, sendo 6% referente à primeira data-base (1º de setembro de 2016), e 2% no que diz respeito à segunda (1º de setembro de 2017). Em paralelo, a redação aprovou a realização do Dia de Luto e Luta por Reajuste Salarial Digno, que acontecerá nas portas das três empresas, na próxima quarta-feira (11/10), quando as redações estarão fazendo os adiantamentos das matérias do feriadão.

De acordo com o Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese), o reajuste proposto pelos jornais cearenses representa uma perda salarial de R$ 112,16 no piso salarial do segmento de mídia impressa, hoje em R$ 1.995,71. Além disso, os 4% são, nominalmente, R$ 79,82 no piso, ou seja, R$ 2,66 por dia.