Sindjorce lança campanha de divulgação dos direitos dos jornalistas cearenses

O Sindicato dos Jornalistas do Ceará (Sindjorce) lançou, na terça-feira, dia 20 de março, a campanha “Todo jornalista tem direitos”, destacando algumas conquistas históricas e recentes da categoria, a exemplo da jornada de trabalho de cinco horas/dia, dos pisos salariais por função, da diária de viagem e do auxílio creche integral. O objetivo da iniciativa é divulgar para a própria base e para a sociedade os direitos contidos nas legislações pertinentes aos profissionais da mídia.

De acordo com a presidente do Sindjorce e 2ª Tesoureira da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), Samira de Castro, a ideia da campanha foi proposta no I Congresso Estadual Extraordinário dos Jornalistas do Ceará, realizado em agosto de 2017, em Fortaleza. Na ocasião, a plenária aprovou o Plano de Lutas dos Jornalistas Cearenses, com ações a serem desenvolvidas pela atual gestão da entidade.

“O passo seguinte foi o detalhamento da campanha, realizado pela diretoria em nosso planejamento estratégico anual”, acrescenta o secretário-geral do Sindjorce e diretor de Educação da FENAJ, Rafael Mesquita. A primeira fase da campanha consiste na divulgação de cards nos perfis do Sindicato em mídias sociais, concomitantemente com o recebimento de denúncias de descumprimentos de direitos por e-mail (sindjorce@sindjorce.org.br).

A etapa seguinte será a visita aos locais de trabalho para fixação dos cartazes e contato direto com os jornalistas para esclarecimento de dúvidas. A presidente adianta que uma nova Cartilha do Jornalista está sendo preparada, para servir como guia de bolso. “Estamos atualizando a versão de 2017, que foi distribuída em nosso congresso”.

Rafael Mesquita acrescenta que a assessoria jurídica do Sindjorce está à disposição dos jornalistas sindicalizados para orientações sobre como proceder em caso de descumprimentos da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), do Decreto Lei Nº 83.284/1979 e das convenções coletivas de trabalho (CCTs) de Mídia Eletrônica e Impressa. “Todo jornalista tem direitos. Junte-se ao Sindjorce e lute pelos seus!”, enfatiza o dirigente.