Sindjorce participa de lançamento do livro “Assessorias de Comunicação na Web”

Rocheç
A jornalista Rochelle Nogeuira autografa o livro para a presidente do Sindjorce, Samira de Castro

A Câmara Municipal de Fortaleza realizou no dia 27 de novembro, sessão solene para o lançamento do livro “Assessorias de Comunicação na Web”, obra que reúne artigos de 28 pesquisadores, pós-graduandos em Assessoria de Comunicação da Faculdade Cearense. A solenidade, realizada no Auditório Ademar Arruda foi uma iniciativa do vereador Evaldo Lima (PCdoB), presidente da Comissão de Educação, Cultura e Lazer.

A sessão foi presidida pelo vereador Evaldo Lima, representando no ato, o presidente da Câmara Municipal, vereador Salmito Filho (PDT). A mesa dos trabalhos foi composta pelo diretor da Faculdade Cearense, professor José Luís Torres; a organizadora do livro, professora Ana Luíza Monte; o gestor da pós-graduação da Faculdade Cearense, professor Marco Antônio Castro; e a presidente do Sindicato dos Jornalistas e segunda tesoureira da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), Samira de Castro.

“Ivy Lee, detentor de vasto conhecimento do jornalismo, ofereceu ao empresário americano John Rockefeller ferramentas de comunicação, criando dali a assessoria de imprensa, Meio século depois vemos essa área consolidada. É inimaginável ver pessoas públicas hoje, sem a assessoria de profissionais para melhor contato com as mídias, Os media training são fundamentais. O avanço das redes sociais, exigem novos debates. A maior interatividade e estímulo a criação de conteúdos diversivos, criou uma nova dinâmica e novos públicos, assim a assessoria de imprensa precisa estar sempre se atualizando. É essa realidade que nos faz perceber o livro Assessorias de Imprensa na Web, uma leitura imprescindível para quem atua na área, a quem se interessa em conhecer esse universo,” frisou Evaldo Lima.

A professora Ana Luíza do Monte destacou que  o livro tem três características: “primeira é que essa obra é fruto do encontro entre a prática e a teoria; a segunda é a unidade na multiplicidade, somos 28 pesquisadores cada um com uma forma de ver o mundo. Agente vê que harmonizar conflitos é um desafio, mas a vida é assim, E a terceira é a inteligência e a vontade, porque quando olho para cada um dos presentes aqui, eu fico pensando que esse dia só é possível graças a nossa inteligência e nossa vontade. Parabéns a vocês e particularmente os autores, pois sem eles, o livro não existiria”.

A presidente do Sindjorce, Samira de Castro, destacou, em entrevista à TV Fortaleza, que o livro traz reflexões sobre o segmento de atuação que mais absorve jornalistas. “As assessorias de imprensa e comunicação são o maior espaço de trabalho da categoria. Saber que estudantes de pós-graduação do Estado se debruçaram e produziram conhecimento sobre o tema é um estímulo à pesquisa acadêmica na área”.