Sindjorce promove roda de conversa e manhã de autocuidado para as jornalistas

A programação do mês dedicado às mulheres prossegue no Sindicato dos Jornalistas do Ceará (Sindjorce). Diante dos ataques diários à categoria, especialmente os dirigidos às mulheres, a entidade realizará, no dia 28 de março (sábado), a partir das 9h, a roda de conversa “O machismo e a misoginia por trás dos ataques à imprensa”, dentro do projeto Mulher, Direitos & Mídia. As convidadas são as jornalistas Cristiane Bonfim (Sindeletro), Eduarda Talicy (O Povo) e Luana Barros (Sistema Verdes Mares). O evento será no auditório da entidade (Rua Joaquim Sá, 545 – Dionísio Torres).

Após o debate, que será mediado pela segunda vice-presidenta da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) e diretora de Comunicação, Cultura e Eventos do Sindjorce, Samira de Castro, haverá um momento de autocuidado para as pessoas presentes, com oficina de auto maquiagem com a Linda Mascarenhas, da Mary Kay, e aplicação de terapias holísticas com voluntários do Espaço Criar, conduzidas pelo terapeuta e jornalista Washington Feitosa. A programação é gratuita.

O projeto “Mulher, Direitos & Mídia” é desenvolvido pelo Sindjorce desde 2016, sempre no mês de março, marcando a luta das mulheres jornalistas com atividades como debates, rodas de conversa e palestras. Os temas vão desde assuntos gerais do interesse do público feminino, como violência doméstica, assédios e feminismo, passando por conjuntura política e também por temas específicos da carreira.

Conheça as debatedoras:

Cristiane Bonfim – Jornalista há 20 anos, trabalhou em redação por 15 anos (O Povo e Sistema Verdes Mares), com mestrado no Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social (linha de pesquisa mídia e práticas socioculturais) na Universidade Federal do Ceará. Graduada em Comunicação Social – Jornalismo pela Universidade Federal do Ceará. Atuou em assessoria de comunicação na área de Saúde por três anos e em assessoria de comunicação sindical por 12 anos.

Eduarda Talicy – Jornalista formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Trabalha em redação desde 2015, com experiência na cobertura de Cultura e Cidades. Integrou a 14ª turma do projeto Novos Talentos e, atualmente, é redatora de capa do jornal impresso.

Luana Barros – Mestre em Comunicação pela Universidade Federal do Ceará, com pesquisa com foco na análise da conjuntura política e da cobertura jornalística a partir das teorias de gênero. Repórter de Política do Sistema Verdes Mares.