Sindjorce realiza roda de conversa com jornalistas e estudantes no Cariri

“O jornalismo e os jornalistas na Região do Cariri: Desafios e Perspectivas” é o tema da roda de conversa que o Sindicato dos Jornalistas do Ceará (Sindjorce) realizará no dia 23 de setembro (sábado), às 14h, no Instituto Cultural do Cariri (ICC), localizado no Crato. Antes, a partir das 10h, no mesmo local, haverá atendimento aos profissionais e estudantes interessados em sindicalização e pré-sindicalização, respectivamente.

A iniciativa faz parte do projeto Sindjorce Itinerante, que tem o objetivo de levar os serviços e benefícios oferecidos pela entidade até os jornalistas que atuam no interior do Estado. A primeira edição inicia pelo Cariri cearense, de 21 a 24 de setembro, quando uma comitiva de dirigentes visitará os principais locais de trabalho para conversar com a categoria, além de distribuir materiais, como a Cartilha do Jornalista 2017.

A visita ao Cariri culmina com a roda de conversa, no sábado, aberta aos estudantes de Jornalismo da Universidade Federal do Cariri (UFCA), momento em que serão avaliados o mercado de trabalho local, as precarizações e violações de direitos e o fortalecimento da organização da categoria. No ICC, ainda pela manhã, o Sindjorce disponibilizará o serviço de emissão da Carteira Nacional de Jornalista, documento de identificação profissional emitido em todo o país pela Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ).

O projeto Sindjorce Itinerante consta no Plano de Lutas dos Jornalistas Cearenses, aprovado por unanimidade no I Congresso Estadual Extraordinário dos Jornalistas do Ceará, realizado em agosto deste ano. No eixo “Combate à precarização das relações de trabalho e organização sindical”, foi deliberado que o sindicato vai realizar oficinas regionais e fortalecer o processo de visitas aos locais de trabalho dos jornalistas no interior do Estado”, lembra a presidente do Sindjorce, Samira de Castro.

Observador para Congresso Nacional

A ida ao Cariri também tem por objetivo eleger um observador da região para participar do 3º Congresso Nacional Extraordinário dos Jornalistas, que acontecerá em dezembro, na cidade de Vitória/ES. “Nossa proposta é fomentar a organização sindical da categoria na região, evoluindo para instalar uma Regional do Sindjorce no Cariri, com diretor titular e um suplente eleitos pelos associados locais, conforme nosso Estatuto”, reforça o secretário-geral do Sindjorce, Rafael Mesquita.

Para Mesquita, a participação de um observador ou observadora caririense no Congresso da FENAJ é um passo para a formação de um provável dirigente, que poderá se atualizar das lutas da categoria nesse contexto histórico tão desafiador para a classe trabalhadora.

Documentação Necessária à Sindicalização:

Para quem tem o registro profissional:

Uma cópia dos seguintes documentos:

• CPF;
  • RG;
  • Carteira de Trabalho Profissional (CTPS): foto e verso e a que contém o registro profissional;
  • Diploma;
  • Cópia de comprovante de residência (não autenticado);
  • Duas fotos 3×4.

Para quem ainda não tem registro (somente no caso dos jornalistas de imagem, cuja obtenção do registro é iniciada no sindicato):

São necessárias 2 (duas) cópias dos seguintes documentos:

• CTPS (folha da foto e verso);
  • CTPS Original;
  • RG;
  • CPF;
  • 2 (duas) fotos 3X4 (sendo uma para a carteira de identidade da FENAJ e outra para a ficha do associado);
  • Comprovante de endereço.

Valores de mensalidade:

Impresso: R$ 39,91

Rádio & TV: R$ 49,22

Assessoria de Imprensa/Comunicação: R$ 69,74

CARTEIRA DE JORNALISTA

A Carteira Nacional é um direito de todo jornalista profissional devidamente registrado, sindicalizado ou não. E deve ser renovada de três em três anos, obrigatoriamente, como já citado acima.

Das taxas:

Para sindicalizado em dia R$ 85,00
Para não sindicalizado R$ 340,00
Para sindicalizados inadimplentes R$ 170,00

A carteira é expedida pela FENAJ, com previsão de entrega de até 40 dias úteis.

Da documentação:
CTPS – PÁGINA DA FOTO, PÁGINA DA QUALIFICAÇÃO CIVIL E PÁGINA ONDE CONSTA O NÚMERO DO REGISTRO PROFISSIONAL OU EMITIR O CARTÃO ONLINE NO SITE DO MTE (http://sirpweb.mte.gov.br/sirpweb/pages/consultas/situacaoRegistro.seam)
DIPLOMA FRENTE E VERSO. (NÃO É MAIS OBRIGATÓRIO, MAIS QUEM FOR DIPLOMADO E DECLARAR PRECISO DO DIPLOMA PARA COMPROVAÇÃO)
1 FOTO 3X4 COM FUNDO BRANCO EM PAPEL FOTOGRÁFICO
INFORMAR OS DADOS DOS DOCUMENTOS ABAIXO