Sindjorce realizará o I Encontro Regional dos Jornalistas do Cariri

O Município de Juazeiro do Norte será sede do I Encontro Regional dos Jornalistas do Cariri, que acontecerá nos dias 19, 20 e 21 de outubro deste ano. As primeiras tratativas para a realização do evento na região ocorreram na manhã da última terça-feira, dia 14 de agosto, entre representantes do Sindicato dos Jornalistas do Estado do Ceará (Sindjorce), e a Prefeitura Municipal, na cidade sede do evento. O tema central do encontro é “Subjetivo e (hiper)local: novas possibilidades jornalísticas”.

Estiveram participando da reunião, a presidente do Sindicato, Samira de Castro; o secretário-geral, Rafael Mesquita; a diretora da Administração, Germana McGregor, além da secretária Especial de Comunicação de Juazeiro do Norte, Elizangela Santos, e o secretário de Cultura, Renato Fernandes Oliveira.

Questões relacionadas à organização do evento, apoiadores, como a Prefeitura Municipal, e programação cultural para os comunicadores, foram destacadas durante esse primeiro momento. O Encontro será realizado no Memorial Padre Cícero, com abertura na noite do dia 19. Deverão participar cerca de 200 inscritos dos diversos municípios e regiões do Estado.

Segundo Samira de Castro, o evento pretende ser um espaço de formação, encontro, reflexão, troca de conteúdo e de experiência para os jornalistas, estudantes da área e demais comunicadores, ajudando a desenvolver a atividade jornalística no Cariri Cearense.  O tema da conferência de abertura será “Jornalismo Regional: Demanda Social e Desafio Profissional”.

Laboratório de inovação jornalística

Junto com a presidente do Sindicato, estiveram reunidos durante a tarde da terça-feira, com a equipe da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação, tendo à frente o secretário da pasta, Michel Araújo, para discutir novos projetos de base digital em comunicação, como ferramentas necessárias no processo de inovação e desenvolvimento. Um Laboratório de Inovação Jornalística do Ceará (LabJorCE) surge como opção de debate para possibilidades de empreendimento.

“Juazeiro do Norte já é exemplo de no desenvolvimento de soluções de base tecnológica para a constituição das chamadas smart cities. Neste sentido, o Sindjorce propõe à administração municipal o desafio de pensar em novos formatos de produção de conteúdo jornalístico voltado para a população local, aproveitando o potencial dos profissionais egressos do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Cariri”, comentou a presidente do Sindicato.

Com informações da Prefeitura de Juazeiro