Vitória da Categoria: Jornalistas arrancam 1,2% de ganho real para salários acima do piso

07
A nova proposta dos patrões, apresentada e submetida à votação pelos trabalhadores, foi aprovada por unanimidade em assembleia simbólica realizada na porta do jornal O Povo. Foto: Evilázio Bezerra

Depois de um ano e quatro meses de “negociações”, jornalistas  conseguem aumentar o índice oferecido pelos jornais do Ceará e garantem um reajuste salarial maior para profissionais com remuneração acima do piso. Para a presidente do Sindjorce, a luta não é por 0,2 ponto percentual. É por respeito!

Nem o 1% oferecido anteriormente pelas empresas, nem o 1,5% proposto pelo Ministério Público do Trabalho (MPT). A proposta de ganho real feita pelos jornais do Ceará para encerrar a Campanha Salarial 2014/2015 foi de 1,2% acima da inflação para salários acima do piso, retroativo à 1º de setembro de 2014.

A resposta do Sindicato dos Jornais e Revistas (Sindjornais) foi apresentada ao Sindicato dos Jornalistas (Sindjorce) no início da tarde de quarta-feira (24), horas antes da manifestação organizada pela entidade na porta do jornal O Povo.

Redação do O Povo aprova proposta patronal

Após o chamamento dos dirigentes sindicais, os jornalistas começaram a sair da empresa aos poucos. Minutos depois, a calçada do jornal já estava tomada. Os profissionais desceram da redação para receber o Informe Sindjorce comunicando que o prazo para a resposta das empresas ao MPT vencia naquela data.

A nova proposta dos patrões, apresentada e submetida à votação pelos trabalhadores, foi aprovada por unanimidade em assembleia simbólica realizada na porta do jornal O Povo. Na ponta do lápis, o índice oferecido significa um reajuste de 7,63% para os salários acima do piso, pagos no mês de dezembro, conforme proposta do MPT.

Para o piso salarial, o reajuste foi de 1,5% acima da inflação, que chegou a 6,35% (no período de 1º de setembro de 2014 a 31 de agosto de 2015), totalizando um aumento de 7,95% e um novo piso de R$ 1.865,15.

A luta não é só por reajuste, é por respeito!

“A luta não é por 0,2 ponto percentual. A luta é por dignidade!”, resumiu a presidente do Sindjorce, Samira de Castro. “Mais que um índice de reajuste maior, a categoria conquistou o respeito dos jornais. Esta, sim, foi a nossa maior vitória! Para aquela pequena parte de nós que queria jogar a toalha antes do jogo terminar, foi uma grande aprendizado. Nossa Campanha Salarial foi pedagógica no sentido de provar que vale a pena lutar”, completou Samira.

A proposta das empresas será submetida à deliberação da categoria, em assembleia marcada para esta quarta-feira, dia 2 de dezembro às 18h, na sede do Sindjorce.