37º Congresso Nacional dos Jornalistas debaterá ética no Jornalismo

LOGOOK-03Com o tema “Jornalismo ético: a sociedade quer e precisa”, o 37º Congresso Nacional dos Jornalistas será em Goiânia (GO), de 25 a 28 de agosto de 2016. A Diretoria da FENAJ e a Comissão Organizadora do evento divulgaram, no dia 12 de maio, a programação ainda em construção e as primeiras orientações sobre prazos e regulamento de participação das delegações, de acordo com o Estatuto da Federação.

Instância máxima de deliberação da categoria, o 37º Congresso Nacional dos Jornalistas contará, de acordo com a programação provisória, além da conferência de abertura sobre o tema geral, com 3 oficinas simultâneas contemplando interesses diversos, 5 painéis onde serão abordadas questões como Jornalismo e cidadania, os compromissos éticos dos jornalistas, a formação profissional, o caminho para o exercício ético da profissão e um novo marco regulatório para uma comunicação democrática, plural e ética. A programação será encerrada com a plenária final deliberativa e a posse da nova Diretoria da FENAJ.

Podem participar do 37º Congresso Nacional dos Jornalistas, profissionais e estudantes de jornalismo de todo o País, como delegados ou observadores. Os Sindicatos de Jornalistas deverão realizar seus Congressos Estaduais ou Assembleias Gerais para eleição dos delegados e aprovação de teses até 14 de agosto de 2016.

As inscrições dos delegados (que somente podem ser inscritos pelos Sindicatos) estarão abertas de 1º de julho a 15 de agosto de 2016, e só serão consideradas válidas após o pagamento da taxa de inscrição.

Até o dia 28 de julho, os Sindicatos que não tiverem efetuado a inscrição de seus delegados, devem comunicar à FENAJ (fenaj@fenaj.org.br) o número de delegados que enviarão ao Congresso.

Cada Sindicato tem direito de inscrever seus delegados (de 4 a 7) de acordo com o número de associados aptos declarado para as Eleições da FENAJ/2016, conforme critério de proporção já encaminhado aos Sindicatos de Jornalistas, além de um delegado estudante, com direito a voz, também eleito na assembleia ou Congresso Estadual/Local.

O período de inscrições das teses ou de envio de emendas às teses-guias da FENAJ terá início em 1º de julho, encerrando-se em 15 de agosto. As inscrições das teses devem ser feitas no modelo que será encaminhado a todos Sindicatos até o início de junho, quando também serão divulgadas as teses-guias da FENAJ.