Amazonas e Ceará lançam Campanha Salarial Nacional Unificada 2024

Os sindicatos de jornalistas do Amazonas (Sinjor-AM) e do Ceará (Sindjorce) saíram na frente e lançaram, no fim de janeiro, a Campanha Salarial Nacional Unificada das e dos Jornalistas 2024 em suas respectivas bases. Com o tema “Quem defende o Jornalismo valoriza as e os jornalistas”, a iniciativa visa reconquistar direitos importantes da categoria ao longo desse ano.

A diretoria do Sindjorce uniu esforços com a Associação Cearense de Imprensa (ACI) no lançamento da campanha salarial, que aconteceu no dia 27 de janeiro, no histórico terraço da ACI, juntamente com o Pré-Carnaval das e dos Jornalistas. Foi a  2ª Edição do Encontro dos Blocos “Imprensa que é Bom” e “Matou a Pau…ta!”.

Presidente do Sindjorce, Rafael Mesquita, em entrevista durante o lançamento da Campanha Salarial Nacional Unificada da categoria

“A gente resolveu lançar a campanha num momento festivo, aglutinando a categoria e mostrando que luta e festa não são ações antagônicas. Aliás, Carnaval sempre foi protesto e o nosso bloco Matou a Pau…ta! tem tradição de levar para as ruas de Fortaleza as reivindicações dos jornalistas cearenses”, comenta Rafael Mesquita, presidente do Sindjorce e diretor de Mobilização e Negociação Salarial da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ).

O dirigente explica que 1º de janeiro é a data-base do segmento de Rádio e Televisão no Ceará. As negociações salariais já começaram e a segunda rodada contou com a participação da presidenta da FENAJ, Samira de Castro.

Os jornalistas cearenses reivindicam 11,53%  de reajuste salarial e novas cláusulas, como como equiparação salarial entre gêneros, extensão da licença maternidade para 180 dias, licença paternidade de 20 dias, reserva de vagas para pessoas negras, auxílio alimentação de R$ 25, regulamentação do direito à prorrogação de jornada, adicional por uso de equipamentos, disciplinamento do estágio em jornalismo, criação do auxílio educação, adicional por acúmulo de função, estímulo à carreira por meio de adicional de tempo de serviço, compensação dos custos do teletrabalho,

Presidenta da FENAJ ao lado do banner da Campanha Salarial Unificada dos Jornalistas em Manaus/AM

Com a presença da presidenta da Federação, a nova diretoria do Sinjor-AM, gestão 2024-2026, tomou posse no dia 31 de janeiro, com o compromisso de valorizar o jornalismo e os jornalistas. Na ocasião, houve o lançamento local da Campanha Salarial Nacional Unificada da categoria.

“É nesse cenário de reconstrução das bases sociais e democráticas que nós jornalistas precisamos defender a liberdade de imprensa, a liberdade de expressão e os nossos direitos. E isso se faz com a participação de cada um de vocês”, disse Samira de Castro, convocando a categoria a aderir às ações do Sinjor-AM.

“Nesta Campanha Salarial dos Jornalistas, a ação Unificada entre a FENAJ e os Sindicatos, representa a certeza de que, em 2024, nossas ações serão mais fortes nas negociações para celebração das Convenções e Acordos de Trabalho. O Sinjor AM está otimista”, disse Wilson Reis, presidente do Sindicato e segundo tesoureiro da FENAJ.