Comissão de Ética do Sindicato dos Jornalistas do Ceará elege coordenação

Em sua primeira reunião regimental, realizada nesta terça-feira (16), a Comissão Estadual de Ética do Sindicato dos Jornalistas do Ceará (Sindjorce) elegeu, dentre seus membros, a nova presidente, Angela Marinho, a vice-presidente, Iracema Sales, e o secretário, Ivan Moura. Ainda compõem a comissão Mirton Peixoto e Telma Costa, esta última ausente na reunião por problemas de saúde.

Ficou definido que o grupo terá reuniões trimestrais, como estabelece o regimento das comissões de ética dos sindicatos ou quando se fizer necessário, para atender às demandas que surgirem.

As comissões de ética devem agir quando provocadas por denúncias de desrespeito ao Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros ou quando seus componentes definirem pela necessidade de fazer recomendações ou orientações. Uma das propostas da comissão do triênio 2022-2025 é informar do seu papel aos jornalistas, estudantes de Jornalismo e à sociedade, que tem por “base o direito fundamental do cidadão à informação, que abrange seu o direito de informar, de ser informado e de ter acesso à informação”, como preconiza o art.1º do código deontológico.