Sindjorce abre inscrições para o Curso Messias Pontes de Comunicação e Direitos Humanos

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Ceará (Sindjorce), com o apoio da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) e do Curso de Jornalismo da UFC, realiza, de 1º a 15 de setembro deste ano, as inscrições para o Curso Messias Pontes de Comunicação e Direitos Humanos. A formação é totalmente gratuita e tem o propósito de capacitar profissionais e estudante de Comunicação para que, através de seu trabalho cotidiano, possam colaborar com a promoção da Democracia, da Cidadania e dos Direitos Humanos.

Serão ofertadas 40 vagas para profissionais de Comunicação (jornalistas, radialistas, publicitários/as e comunicadores/as populares) e estudantes da área. Pelo menos 50% das vagas serão destinadas a pessoas negras, mulheres e LGBTQIA+. O resultado da seleção será divulgado no dia 13 de setembro.

FAÇA SUA INSCRIÇÃO AQUI

A aula inaugural está prevista para acontecer no auditório do Centro de Capacitação e Formação Frei Humberto, em Fortaleza (CE), no dia 22 de setembro, às 18h. As demais aulas ocorrerão no auditório do Sindjorce, totalizando, com 11 encontros presenciais e tutoria online, totalizando 90 horas/aula. A programação presencial acontecerá uma vez por semana, sempre às quintas-feiras. No último encontro, os participantes que alcançarem 70% de presença serão certificados.

Quem foi Messias Pontes

O Curso Messias Pontes de Comunicação e Direitos Humanos leva o nome do cearense militante histórico de defesa dos direitos, da cidadania e da democracia, falecido em 9 de novembro de 2013. Messias Pontes lutou durante toda a vida contra as violações de direitos humanos na Comunicação, depois de ter sido preso em 1972, sendo demitido, sequestrado, agredido e censurado durante a Ditadura Militar (1964-1985).

O jornalista trabalhou nos jornais Diário do Nordeste, O Povo e Tribuna do Ceará, e na TV Ceará. Fez parte dos comitês de imprensa da Câmara Municipal de Fortaleza e da Assembleia Legislativa do Ceará. Com atuação destacada nas lutas sociais de seu tempo, Messias Pontes foi militante histórico do PCdoB, e, no ano de sua morte, presidia a Comissão da Verdade, Memória e Justiça dos Jornalistas Cearenses, que resgatou a história de profissionais perseguidos pela Regime Militar no Estado.

Defensor ardoroso da democratização dos meios de comunicação, Messias Pontes foi diretor do Sindjorce e integrante da Comissão de Ética dos Jornalistas do Ceará. Fortemente ligado à radiodifusão, nos últimos anos de vida comandou o programa Espaço Aberto, na Rádio Cidade AM.

Apoio do Edital da Casa Civil

O Curso Messias Pontes foi aprovado no Edital de Chamamento Público Nº 001/2022, da Casa Civil do Governo do Ceará, que seleciona e financia iniciativas apresentados por organizações da sociedade civil, viabilizando a celebração de parcerias, em regime de mútua cooperação. O projeto do Sindjorce alcançou a quarta colocação, de um total de seis aprovados em seu grupo, e receberá um investimento de R$ 40 mil.

Cronograma das aulas:

Aula Inaugural:

• 22/09/2022 – Direitos Humanos e Comunicação Democrática (aberta ao público)

Local: Centro Frei Humberto (MST)

Encontros:

• 29/09/2022 – Encontro 1 – Direitos Humanos: o que (não) são, qual o papel do Estado e o que as/os comunicadoras/res têm a ver com o tema?
  • 06/10/2022 – Encontro 2 – Direito humano à Comunicação: regular e democratizar
  • 13/10/2022 – Encontro 3 – Trabalho ético à serviço dos Direitos Humanos na Comunicação: Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros, Auto-Regulação na publicidade e conduta responsável em novas mídias.
  • 20/10/2022 – Encontro 4 – Espetáculo, Sensacionalismo e polêmicas em Direitos Humanos
  • 27/10/2022 – Encontro 5 – Comunicação e movimentos sociais: é possível informar e ter lado?
  • 03/11/2022 – Encontro 6 – Violências, Segurança Pública e Cultura de Paz na Comunicação
  • 10/11/2022 – Encontro 7 – Construções identitárias em espaços sem diversidade e representatividade
  • 17/11/2022 – Encontro 8 – Há lugar para o conteúdo humanitário nos meios de comunicação e redes digitais do século 21?
  • 24/11/2022 – Encontro 9 – Comunicação e o direito à existência: como cobrir ou visibilizar maiorias silenciadas?
  • 08/12/2022 – Encontro 10 – Apresentação de Projetos em Comunicação e Direitos Humanos

Local: Sindicato dos Jornalistas do Ceará (Rua Joaquim Sá, 545, Dionísio Torres, Fortaleza-CE)