Concurso público da Prefeitura de Fortaleza terá vagas para jornalistas

Em fevereiro de 2022, Sindjorce levou demanda do concurso para a Prefeitura. Na foto, diretores do sindicato com Daniel Aderaldo, coordenador de comunicação da PMF.

Nesta segunda (27/09), a Prefeitura Municipal de Fortaleza anunciou a realização de concurso público para diversos órgãos. Entre as 417 vagas, pelo menos duas serão para o cargo de jornalista. A inclusão da categoria na seleção é uma conquista do Sindicato dos Jornalistas do Ceará (Sindjorce), que reivindicou, no início do ano, a inserção dos operários da notícia no próximo certame municipal.

Em fevereiro deste ano, o presidente do Sindjorce, Rafael Mesquita, a diretora de Comunicação do Sindicato e também presidenta da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), Samira de Castro, e o diretor Jurídico e Previdenciário da entidade, Nathan Camelo, reuniram-se com o jornalista Daniel Aderaldo, coordenador de Comunicação Social da Prefeitura.

Entre as demandas apresentadas, estava a realização de concurso para jornalista, assim como a construção/qualificação da carreira no âmbito do Governo Municipal. Na época, o coordenador de Comunicação Social recepcionou as proposições e prometeu dialogar com as esferas da gestão que atuam mais diretamente em cada questão da pauta. Daniel afirmou que a Prefeitura tem todo o interesse de colaborar com as iniciativas do Sindicato e pretende convocar novas conversas para avançar nos encaminhamentos das solicitações, cujas possibilidades de efetivação serão avaliadas.

As vagas para jornalistas vão ser direcionadas para a Secretaria de Governo da Capital, sob a qual está a Coordenação de Comunicação. As inscrições e provas devem ocorrer no ano que vem. O edital do concurso está sendo concluído pela gestão municipal.

“A realização do concurso não é só uma conquista do sindicato e sim de uma categoria que há muitos anos solicita a realização. Nosso trabalho segue para que mais vagas sejam abertas em Fortaleza e para que outros órgãos no Ceará também realizem concursos contemplando os e as jornalistas. Estamos acompanhando de perto todo o processo da Prefeitura de Fortaleza e assim que tivermos mais informações vamos divulgar nos meios do Sindjorce”, finalizou Rafael Mesquita.

Anúncio do Concurso

Os concursos contemplam órgãos chave no planejamento e manutenção da infraestrutura do município de Fortaleza. De acordo com o prefeito José Sarto (PDT), que apresentou a medida ontem (26/09) ao lado do secretariado, o objetivo é reforçar e reestruturar a política urbana da Cidade.

“Vamos contemplar secretarias que nunca tiveram concurso específico antes. Órgãos fundamentais para que a Cidade cresça de maneira sustentável, inclusiva e continue sendo a melhor para se viver”, afirmou José Sarto.