FENAJ convoca os 150 mil jornalistas brasileiros a contribuir com sua sede

Campanha de arrecadação é relançada após novo ataque do governo, com a MP 873/19, que altera regras da contribuição sindical. Jornalistas podem contribuir a partir de R$ 10.

A Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) inicia, nesta quinta-feira, 14 de março, nova fase da campanha de arrecadação de recursos para manter sua sede, em Brasília. Cada jornalista brasileiro, sindicalizado ou não, pode contribuir com R$ 10 e “salvar” o único patrimônio material da Federação. O prazo para receber doações encerra em 30 de junho de 2019.

O imóvel foi penhorado pela justiça do Distrito Federal, em função de dívida tributária junto à Terracap, empresa do Governo do DF (GDF).  O pagamento do débito é relativo ao Imposto sobre Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) de um terreno concedido à Federação, nos anos de 1980, que nunca foi utilizado pela FENAJ. Após suspensão da ação judicial, por meio de acordo, o débito de R$ 400 mil foi negociado com o GDF, no qual a FENAJ terá de honrar o compromisso em 48 parcelas.

Além da dívida com a Terracap/DF e de multas sentenciadas pela Justiça, a Federação se encontra em uma situação financeira bastante delicada, resultado da contrarreforma trabalhista, aprovada pelo Congresso Nacional em novembro de 2017, que acabou com a obrigatoriedade de recolhimento do Imposto Sindical por parte dos trabalhadores, sendo essa a principal e maior receita da Federação.

“No atual cenário de desmonte de direitos trabalhistas e ataques ao Jornalismo, fortalecer a organização sindical dos jornalistas é mais importante do que nunca. Para não fechar as portas de sua sede em Brasília, a FENAJ está buscando apoio junto à categoria e à sociedade. Se cada jornalista em atividade no Brasil doar apenas R$ 10,00, a Federação garante a continuidade da luta em defesa do Jornalismo e dos jornalistas, das liberdades de expressão e de imprensa e da democracia no Brasil.  Contribua hoje!”, conclama os jornalistas brasileiros a presidenta da FENAJ, Maria José Braga.

Ataque à autonomia sindical

Não bastassem as maldades contra os trabalhadores e seus direitos e o esfacelamento da estrutura financeira do movimento sindical, no último dia 1º de março de 2019, o Poder Executivo editou a Medida Provisória nº 873, modificando a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) para alterar as regras das contribuições sindicais, como o fim das cobranças das mensalidades na folha de pagamento das empresas.

Para a FENAJ e as centrais sindicais, edição da MP 873, pelo presidente Jair Bolsonaro, é um grave ataque contra o princípio da liberdade e autonomia sindical e o direito de organização dos trabalhadores, dificultando o financiamento das entidades de classe, no momento em que cresce no seio da classe trabalhadora e do conjunto da sociedade a resistência ao corte de direitos de aposentadoria e previdenciários em marcha com a apresentação da proposta de Reforma da Previdência que já tramita no Congresso Nacional.

“Nesta segunda fase da campanha de arrecadação, contamos com o engajamento de todos os sindicatos filiados à Federação e dos mais de 150 mil jornalistas brasileiros. É preciso que a campanha chegue a cada jornalista filiado e também à parcela da categoria não filiada, assim como às entidades sindicais parceiras, instituições, pessoas físicas e jurídicas. A FENAJ está precisando do compromisso de todos os jornalistas brasileiros, para continuar a defender o Jornalismo e os/as jornalistas. Por isso, você profissional, sindicalizado ou não, familiar ou amigo de jornalista, colabore com essa causa. A categoria, agora mais do que nunca, precisa de uma entidade forte e deve se sentir responsável por esse fortalecimento”, reforça a presidenta Maria José Braga.

Como você pode contribuir

Na segunda fase, “Jornalista, ajude a manter a sede da FENAJ”, as contribuições poderão ser realizadas através de:

Depósitos em conta corrente, a partir de R$ 10,00

Federação Nacional dos Jornalistas