Governo de transição do Ceará recebe propostas para democratização da comunicação

Ismar Capistrano, Luísa Cela e Daniel Fonsêca

A coordenadora do Plano de Governo do Governador eleito Elmano de Freitas e integrante da coordenação da transição estadual, Luísa Cela, recebeu, na última quarta-feira (21), o documento “Ceará: Comunicação para toda a Gente”.

Elaborado por entidades da sociedade civil, entre organizações acadêmicas, de jornalistas e que lutam pela democratização da comunicação e direitos digitais, o documento traz uma sistematização bastante sintética de dez propostas para promover, defender e garantir o Direito à Comunicação e a democratização das políticas públicas na área. Uma das fontes foi a Conferência Estadual de Comunicação, realizada em 2009, e as proposições que compõem o Plano de Reconstrução dos Direitos dos Jornalistas do Ceará.

Cotada para a secretária da Cultura do Ceará, Luísa recebeu a carta das mãos dos jornalistas Daniel Fonsêca e Ismar Capistrano, que integram o coletivo que preparou a proposição. O encontro aconteceu durante o simbólico seminário nacional de politicas culturais “Refundar o país”, realizado pela Secretaria de Cultura do Ceará (Secult).

“Foi uma carta-convite dos movimentos a um grande debate democrático sobre a articulação entre comunicação e cultura como fundamento da democracia no próximo governo”, destaca Daniel Fonsêca.

A proposta também está sendo apresentada a outros integrantes do grupo de transição governamental e a deputados estaduais eleitos.

Além de ativistas que contribuíram individualmente, participaram do processo as seguintes organizações:

• Associação Comunitária de Radiodifusão de Independência (Acordi)/ Rádio
    Comunitária Independência FM
  • Grupo de Pesquisa Práxis no Jornalismo (PráxisJor)
  • Movimento Brasil Popular (MBP)
  • Movimento dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais Sem Terra no Ceará
    (MST-CE)
  • Projeto de Apoio à Comunicação Alternativa, Cidadã e Comunitária (Cacco) da Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Ceará (Sindjorce)
  • Rádio Comunitária Nativa FM de Tabuleiro do Norte

Confira o documento:

CE_Comunicação para toda a gente_2022 (1)