Jornalistas de Rádio e TV do Ceará conquistam reajuste de 5,93%

Na última segunda-feira, 13 de fevereiro, reunidos em assembleia para avaliar a última proposição patronal, os jornalistas de rádio e TV do Ceará aprovaram a proposta de reajuste de 5,93% para pisos e demais salários, retroativo a primeiro de janeiro de 2023.

Com isso, a categoria autorizou o Sindicato dos Jornalistas do Ceará (Sindjorce) a celebrar a nova Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) do setor, que conta com 58 cláusulas responsáveis por regular as relações de trabalho dos jornalistas com as empresas de rádio e televisão. O documento final será registrado junto ao Ministério do Trabalho.

O reajuste levou em consideração a inflação do período, medido pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), e será concedido a todos os profissionais do estado.

As outras cláusulas econômicas (como auxílio-creche e seguro de vida) também serão reajustadas pelo percentual de 5,93%. Por fim, os demais dispositivos da CCT seguem de maneira idêntica ao documento assinado em 2022.

Na assembleia, as e os jornalistas reunidos destacaram a importância de fechar o acordo ainda em fevereiro – no ano passado, a CCT foi assinada em dezembro, após muita luta e resistência da categoria e do sindicato laboral diante da tentativa dos patrões de achatarem os salários.

“Desde 2019, enfrentamos as negociações salariais mais difíceis de nossa história, marcadas por um mercado em retração, crises políticas e econômica, desmonte dos direitos trabalhistas, governo autoritário e uma pandemia mortal de escala mundial. Por isso, precisamos celebrar pequenas vitórias, como a reposição, pelo menos, da inflação que conquistamos ainda no início do ano”, destaca Rafael Mesquita, presidente do Sindjorce.

Para o dirigente, o desafio dos jornalistas do Ceará em 2023 será fortalecer a mobilização e aumentar a participação nas assembleias. “O nosso engajamento, a nossa unidade e a nossa luta é que determinam as nossas vitórias diante dos patrões. A resistência patronal é gigante, a nossa resiliência tem que ser maior”, finaliza o dirigente.

Após o registro, a CCT 2023 será publicada e enviada por meio de ofício circular para aplicação das empresas.