Sindjorce leva pauta dos jornalistas para a Secretaria da Igualdade Racial do Ceará

Tendo em vista o compromisso do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Ceará (Sindjorce) de promover ações concretas de combate ao racismo na comunicação, o presidente da entidade, Rafael Mesquita, reuniu-se na manhã de ontem (13) com a Secretária da Igualdade Racial do Ceará, Zelma Madeira.

O encontro aconteceu no Palácio da Abolição, sede do Governo do Estado, e contou com a participação da técnica da Assessoria Especial de Acolhimento aos Movimentos Sociais (Asemov), Wanessa Brandão. Além de parabenizar a secretária e a decisão do Governador Elmano de Freitas de criar a pasta, o presidente propôs a renovação da parceria entre o sindicato e o Poder Público estadual para o desenvolvimento conjunto de políticas de promoção da igualdade racial na mídia.

Rafael Mesquita sugeriu que Governo e Sindicato construam conjuntamente um manual de comunicação antirracista, com o objetivo de dar subsídios aos/às profissionais da área da comunicação para que se tornem aliados/as na luta contra o preconceito. Além disso, o Sindjorce sugestionou a criação de um programa estadual unificado de comunicação, gênero, raça, etnia e diversidade, que seria apresentado e executado em parceria com as também Secretarias de Mulheres e de Diversidade e Cidadania e teria ações a nível regional e estadual.

O Sindjorce indicou ainda que as pautas antirracistas sejam um dos braços da política de educação em comunicação proposta pela organização laboral para ser implantada nas escolas educação básica do Ceará. Por fim, a representação do sindicato pediu o apoio institucional da secretaria para as demais pautas dos jornalistas junto ao Governo do Estado.

Zelma Madeira celebrou e recepcionou as proposições. A gestora afirmou que levará as demandas para o planejamento estratégico da Secretária da Igualdade Racial, que está em processo de constituição. A secretária destacou ainda a relevância de incluir o setor comunicacional como um dos polos de enfrentamento ao racismo e disse que o Sindjorce será um parceiro estratégico e fundamental no desenvolvimento desta política.