Nota de pesar: Falece Gilmar de Carvalho

Foto: Secult

Com profunda tristeza, o Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Ceará (Sindjorce) comunica o falecimento do jornalista, professor e pesquisador Gilmar de Carvalho, 71 anos, ocorrido ontem (17/04), em decorrência de complicações da Covid-19.

Formado em Direito (1971) e em Comunicação Social (1972) pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Gilmar foi professor do Curso de Comunicação Social da UFC, em 1984, tendo se aposentado em 2010. Nesse ínterim, fez Mestrado em Comunicação Social, na Universidade Metodista de São Paulo. A dissertação, com o título de “Publicidade em Cordel”, foi publicada pela Editora Maltese, em 1994. Fez seu doutorado na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Sua tese foi publicada com o título de “Madeira Matriz”, pela Editora Annablume, em 1998. Ganhou o Prêmio Sílvio Romero de melhor monografia sobre culturas populares, em 1999.

Francisco Gilmar Cavalcante de Carvalho era filiado ao Sindjorce desde 1981. Tem vários livros publicados e artigos em revistas acadêmicas do Brasil e do exterior. Foi biógrafo de Patativa do Assaré. Venceu, em parceria com o fotógrafo Francisco Sousa, o Prêmio Rodrigo Melo Franco, do IPHAN, em 2014. Recebeu, em 2017, a Medalha Mário de Andrade, comemorativa dos 70 anos de atuação do IPHAN.

Referência nos estudos sobre a cultura cearense, Gilmar influenciou gerações de alunos da UFC. Seu humor crítico e seu amor pela sabedoria popular são marcas de quem eternizou a relação do cearense com a chuva, na expressão de um céu “bonito pra chover”.

Além da eterna saudade, ficam a obra e os ensinamentos do mestre, que vivenciou os encantamentos das gentes do sertão. Gilmar também encantou-se.

A diretoria do Sindjorce solidariza-se com familiares, amigos e alunos de Gilmar de Carvalho, rendendo-lhe eterna gratidão.

Gilmar de Carvalho, presente! Hoje e sempre, presente!