Pesquisa de Emprego e Desemprego: Informação é um direito fundamental e constitucional

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Ceará (Sindjorce) e a Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) manifestam profunda preocupação com a possibilidade do fim da medição do desemprego pelo governo do Ceará, cujo trabalho é feito pelo SINE/IDT desde 1984.

O trabalho eminentemente técnico dessa instituição conseguiu atravessar as diferentes crises e planos econômicos, bem como a alternância das diferentes forças políticas tanto no plano nacional quanto estadual, ao longo de todo esse período.

Sob este aspecto, cabe ressaltar que o mero argumento da crise financeira que assola os estados parece bastante frágil para interrupção da pesquisa, quando se vê que o governo do Rio Grande do Sul, cuja situação financeira é dramática, mantém a mesma Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED) na Região Metropolitana de Porto Alegre.

Além disso, é importante ressaltar que tal medida ocorre num período bastante inoportuno quando os indicadores de desemprego alcançam patamares históricos frente ao agravamento das crises política e econômica. Não se pode voltar ao tempo em que as informações só são divulgadas quando interessam e favorecem os governantes no intuito de influenciar a opinião pública.

Este estado de coisa só acontecerá se os jornalistas perderem suas fontes de informações e a sua importância no processo de produção jornalística. Por isso, o Sindjorce e a FENAJ manifestam esta nota de apoio ao Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT), por ter se constituído, ao longo do tempo, numa importante fonte de produção e análise do mercado de trabalho.

Espera-se que a próxima divulgação da PED, nesta quarta-feira (25), não seja a última e sim a primeira de 2017.

Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Ceará
Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ)

1 COMENTÁRIO

1. Faço minhas as palavra do meu sindicato. A Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED) é mais que um termômetro do mercado de trabalho. Ela é um importante subsídio técnico para o planejamento e implementação de políticas publicas de geraçao de emprego e de qualificação da força de trabalho. #continuaped