Sindicalização: a melhor defesa contra a “reforma” trabalhista

Com a ampla retirada de direitos promovida pela “reforma” trabalhista, que entrou em vigor em novembro do ano passado, a sindicalização continua sendo a melhor arma de defesa da classe trabalhadora. Esse é o mote da nova Campanha de sindicalização do Sindicato dos Jornalistas do Ceará  (Sindjorce), lançada este mês, marcando os 65 anos da entidade. Mais do que nunca, o engajamento e a união dos profissionais é que fortalecem a atuação da categoria e do Sindicato para manter e conquistar mais direitos.

Além de promover a luta organizada, a sindicalização é importante porque o Sindicato é a entidade que defende os interesses dos jornalistas nas mesas de negociação das Campanhas Salariais, contra as demissões e contra a precarização da profissão, como os atrasos de pagamento, a pejotização e as demissões em massa.

O Sindjorce também tem um trabalho reconhecido na área jurídica, comunicação ágil e direta com a categoria, diversos convênios, cursos e parcerias que trazem benefícios ao trabalhador, à trabalhadora e aos seus dependentes. descontos nos cursos de formação oferecidos pela entidade, e nos produtos e serviços de parceiros.

Filie-se e fortaleça a luta

Para que um sindicato seja forte e tenha poder, é necessário que ele possua grande número de profissionais sindicalizados. Uma participação efetiva poderá fazer toda a diferença nas lutas que são travadas pelos trabalhadores, principalmente, quando as questões estão relacionadas às condições salariais e de trabalho.

O valor da mensalidade sindical, pelo Estatuto do Sindjorce, é de 2% sobre o piso salarial referente à função que o jornalista exerce (impresso, rádio e TV ou assessoria de imprensa). Por decisão de assembleia, jornalistas free lancers pagam 50% da mensalidade de impresso.

Documentação Necessária à Sindicalização:

Para quem tem o registro profissional:

Uma cópia dos seguintes documentos:

• CPF;
  • RG;
  • Carteira de Trabalho Profissional (CTPS): foto e verso e a que contém o registro profissional;
  • Diploma;
  • Cópia de comprovante de residência (não autenticado);
  • Duas fotos 3×4.

Para quem ainda não tem registro (somente no caso dos jornalistas de imagem, cuja obtenção do registro é iniciada no sindicato):

São necessárias 2 (duas) cópias dos seguintes documentos:

• CTPS (folha da foto e verso);
  • CTPS Original;
  • RG;
  • CPF;
  • 2 (duas) fotos 3X4 (sendo uma para a carteira de identidade da FENAJ e outra para a ficha do associado);
  • Comprovante de endereço.

Valores de mensalidade:

Impresso: R$ 43,06