Evento reunirá grandes nomes do jornalismo progressista brasileiro e do ensino e da pesquisa em comunicação
Os Sindicatos de Jornalistas Profissionais de Alagoas, Bahia, Ceará, Paraíba, Piauí, Pernambuco, Rio Grande do Norte, São Luís (MA) e Sergipe se uniram para realizar, de 19 a 21 de novembro, o I Encontro Regional de Jornalistas do Nordeste. O evento pioneiro, que reunirá todos os nove estados nordestinos, será totalmente virtual e tem como tema “Jornalismo na Linha de Frente – O trabalho do jornalista em tempos de pandemia, desinformação e plataformização”. As inscrições podem acontecer pelo link: https://forms.gle/M5wtDoWXjHbPHLTd9.
O Encontro foi planejado após convite do Sindicato do Ceará, que já preparava o XI Congresso dos Jornalistas do estado. Levando em consideração o caráter online e a possibilidade de reunir os operários da notícia de toda a região, que têm realidades muito similares, foi dialogada a construção de uma atividade que juntasse todo o Nordeste. A expectativa dos organizadores é reunir 300 participantes, entre jornalistas, estudantes e professores de Jornalismo, além de dirigentes sindicais e profissionais de outras áreas.
Entre os convidados já confirmados, profissionais consagrados como Joaquim de Carvalho, jornalista investigativo e produtor do documentário fenômeno de público, com 1,5 milhão de visualizações, “Bolsonaro e Adélio – Uma fakeada no coração do Brasil”, e Jana Sá, repórter na Agência de Notícias Saiba Mais (RN), pesquisadores e professores do campo da comunicação, como Roseli Fígaro, da Universidade de São Paulo (USP), Rafael Grohmann, da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), Helena Martins e Rafael Rodrigues, ambos da Universidade Federal do Ceará (UFC), e lutadores da luta sindical da categoria, como a presidenta da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), Maria José Braga.
Ato político marcará abertura
A abertura começa às 19h, com a presença da presidenta da FENAJ, dos presidentes dos sindicatos de jornalistas da Região Nordeste, lideranças populares e autoridades do campo progressista, que farão um grande ato político em defesa da Democracia, do jornalismo e dos direitos dos jornalistas.
O evento já se configura como maior fórum de discussão do campo progressista no ramo da Comunicação, com nomes que defendem a democratização dos meios de comunicação de massa, os direitos trabalhistas e a ética no exercício profissional do Jornalismo.
“Vivemos o período mais desafiador de nossa história, com a pandemia, desinformação em massa, movimentos que tentam descredibilizar a imprensa, as antirreformas que precarizam as relações de trabalho e a crise de modelo de negócios tradicionais do jornalismo. Por estes e outros motivos, precisamos nos reunir, debater a conjuntura em que vivemos, observar os bons exemplos e reforçar a nossa resistência. É hora, mais do que nunca, de fortalecer o jornalismo e os jornalistas”, destaca Rafael Mesquita, presidente do Sindicato do Ceará.
Inscreva-se
O valor é de inscrição é R$ 20,00, para jornalistas sindicalizados em dia, estudantes e aposentados. Demais participantes, pagam R$ 40,00. A taxa inclui acesso a todo o programa do evento, que conta com uma conferência de abertura, quatro painéis e uma plenária final, na qual será apresentado, debatido e aprovado o plano de lutas dos jornalistas nordestinos.
As inscrições podem ser feitas por meio do link: https://forms.gle/7G8uzu8A11WqU7q67.
Programação:
Dia 19 – Sexta-feira
19h – Solenidade de abertura
20h – Conferência Magna
Convidado:
Joaquim de Carvalho
Jornalista investigativo e colunista do site Brasil 247. Foi subeditor da Veja e repórter do Jornal Nacional. Ganhou os prêmios Esso (equipe, 1992), Vladimir Herzog e Jornalismo Social (revista Imprensa).
22h – Encerramento
Dia 20 – Sábado
9h – Painel 1 – Jornalismo atividade essencial, rotinas produtivas e aceleração da plataformização
Convidados:
Rafael Rodrigues
Professor do Curso de Jornalismo (Instituto de Cultura e Arte) da Universidade Federal do Ceará. Doutor e Mestre em Linguística pela UFC.
Rafael Grohmann
Editor da revista Fronteiras – Estudos Midiáticos. Doutor em Ciências da Comunicação, com estágio de pós-doutorado pela UFRJ. Professor do Mestrado e Doutorado em Comunicação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos).
10h30 – Intervalo
11h – Painel 2 – Propagação de informações fraudulentas e os ataques a jornalistas no contexto da democracia em vertigem
Convidados:
Juliana Dal Piva
Jornalista e colunista do UOL. Apresentadora do podcast “A vida secreta de Jair”. Antes, repórter especial do jornal O Globo e revista Época.
Fausto Salvadori
É um dos fundadores da Ponte Jornalismo e jornalista concursado da Câmara Municipal de São Paulo. Antes, atuou no The Intercept Brasil e foi repórter da Vice, Trip, TPM, Galileu, Folha.com, Agora SP, entre outros.
Mediação:
Eulalia Camurça
Doutoranda em Direito Constitucional pelo Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal do Ceará (PPGD/UFC). Professora do Centro Universitário 7 de Setembro (UNI7) e editora de telejornalismo do Sistema Verdes Mares.
12h30 – Almoço
14h – Painel 3 – Desertificação da mídia tradicional e os novos arranjos jornalísticos contemporâneos
Convidados:
Roseli Fígaro
Professora do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Universidade de São Paulo. Possui pós-doutorado pela Universidade de Provence, França. É coordenadora do Grupo de Pesquisa Comunicação e Trabalho.
Jana Sá
Repórter na Agência de Notícias Saiba Mais e apresentadora do Programa Balbúrdia, no canal do YouTube da Saiba Mais. Mestrado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2020).
Mediação:
Kamila Fernandes
Professora e coordenadora do Curso de Jornalismo da UFC. Doutora em Estudos de Comunicação. Atuou em veículos como Folha de S. Paulo, O Povo e UOL, e hoje é integrante do podcast As Cunhãs.
15h30 – Intervalo
16h – Painel 4 – Fundo público de fomento ao jornalismo e políticas de democratização da comunicação
Maria José Braga
Presidenta da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) e membro do Comitê Executivo da Federação Internacional dos Jornalistas (FIJ).
Helena Martins
Doutora em Comunicação Social pela Universidade de Brasília (UnB, 2018). Professora da Universidade Federal do Ceará (UFC) e integrante do Intervozes – Coletivo Brasil de Comunicação Social.
17h30 – Grupos de trabalho para a construção do Plano de Ação e Luta dos Jornalistas do Ceará
Dia 21 – Domingo
9h – Plenária Final – Aprovação do Plano de Ação e Luta dos Jornalistas do Nordeste