Sindjorce convoca jornalistas para ato público e lançamento da Campanha Salarial 2022

O Sindicato dos Jornalistas do Ceará (Sindjorce) convoca os profissionais do estado para Ato Público do Dia de Luta dos Jornalistas dos Nordeste, que acontece nesta quarta-feira, 15 de dezembro, às 15 horas, na Praça da Imprensa (Dionísio Torres – Fortaleza/CE).

A mobilização foi construída em parceria com os sindicatos da categoria na Região e marca o início da luta conjunta das entidades sindicais contra os atrasos e a ausência de reajustes salariais, o desrespeito à jornada, a precarização do trabalho da categoria e a violência dirigida à imprensa. A atividade tem o apoio da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ).

Também no ato, será realizado o lançamento da Campanha Salarial Unificada dos Jornalistas nordestinos para o ano de 2022, que tem como tema “Jornalismo essencial exige valorização profissional – Jornalistas do Nordeste unidos por reajuste salarial e respeito os direitos”.

As direções sindicais irão realizar, ainda, uma live, às 19h, com transmissão conjunta pelas redes sociais da FENAJ e dos Sindicatos de Jornalistas. No evento ao vivo, será apresentada a pauta regional da campanha.

Dia de vestir LUTO

Para reforçar a mobilização, as direções sindicais convocam os trabalhadores e trabalhadoras para que se vistam de preto no dia 15 e repercutam nas redes sociais, através da postagem de fotos usando a hashtag #ValorizeOJornalista e da marcação dos perfis da FENAJ (@fenajoficial), do Sindjorce (@sindjorce) e dos veículos de mídia.

“Os jornalistas do Ceará têm muitos motivos para protestar. Se não bastasse a precarização, agravada na pandemia, a categoria luta há três anos por reajuste em mídia impressa e há pelo menos um ano por reposição salarial em mídia eletrônica, além de serem registrados atrasos salariais em emissora do Sul do Ceará, a TV Verde Vale”, reforça o diretor de Mobilização e Negociação Salarial da Federação e presidente do Sindicato dos Jornalistas do Ceará (Sindjorce), Rafael Mesquita.

Programação completa

Confira a programação completa do Dia de Luta dos Jornalistas do NE, uma das deliberações do I Encontro dos Jornalistas do Nordeste:

⏱️ 8h – Twittaço
⏱️ 9h – Instagramaço
⏱️ 15h – Mobilizações nos estados
⏱️ 19h – Live de Lançamento da Campanha Salarial Unificada 2022 dos Jornalistas do Nordeste

Edital da Campanha Salarial