Sindjorce e Fenaj repudiam agressões praticadas por golpistas contra jornalistas da Jangadeiro

O Sindicato de Jornalistas no Estado do Ceará (Sindjorce) e a Federação Nacional dos Jornalistas repudiam as agressões sofridas pela equipe de reportagem da TV Jangadeiro na manhã desta terça-feira, dia 03 de janeiro. Um repórter e um repórter cinematográfico foram hostilizados e ameaçados por manifestantes de acampamento antidemocrático realizado em Fortaleza, em frente ao Comando da 10ª Região Militar.

Enquanto faziam a cobertura jornalística, os repórteres foram expulsos e xingados pelos manifestantes. Conforme a TV Jangadeiro, pelo menos oito pessoas se aproximaram dos profissionais, com agressões verbais e palavras de ordem. “Vocês são covardes. Só fazem propaganda contra (…) Vá em outro canto”. Os momentos são registrados em diversos vídeos, muitos feitos pelos próprios agressores.

O Sindjorce e a Fenaj acompanharão a apuração do caso e orientam que os profissionais e a emissora prestem boletim de ocorrência, para registrar os atos de violência e intimidação. Os dados oficiais são importantes para o enfrentamento dos sistemáticos ataques sofridos por jornalistas no Brasil.

As entidades solicitam, ainda, providências urgentes por parte do Governo do Estado para impedir esses excessos antidemocráticos em nosso território. Ao mesmo tempo, o Sindjorce e a Fenaj reivindicam que os veículos de comunicação tomem medidas preventivas para garantir a segurança e o respeito à integridade física de seus jornalistas.

Por fim, as organizações defendem que o Estado brasileiro adote mecanismos de combate à impunidade nos crimes contra jornalistas. Estes criminosos precisam ser responsabilizados, por isso, é urgente a criação de mecanismos legais que qualifiquem como crime específico as condutas que têm como objetivo intimidar jornalistas ou restringir a plena liberdade de imprensa.

Essas atitudes coercitivas e autoritárias não nos intimidarão e nem calarão o jornalismo crítico e profissional!

Imagens das agressões: