I Encontro de Jornalistas e Comunicadores pela Igualdade Racial debaterá a população negra na TV

O rapper carioca, jornalista e professor da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), Richard Santos, estará em Fortaleza, no dia 7 de dezembro, para palestrar no I Encontro Estadual de Jornalistas e Comunicadores pela Igualdade Racial do Ceará (EEJRA) – Seminário Final do Curso Abdias Nascimento. Santos vai falar sobre “A representatividade da população negra na televisão brasileira”. A palestra, que iniciará às 19h, no Centro Cultural Belchior, integra a programação do IX Congresso Estadual dos Jornalistas do Ceará. O evento prossegue nos dias 8 e 9 de dezembro.

Num contexto em que as guerras culturais e disputas de narrativas se sobressaem (foram o combustível das eleições presidenciais neste ano) e o presidente eleito  anuncia o fim da TV Brasil, Richard Santos se lança o desafio de cumprir com uma dupla tarefa: destacar a importância da TV pública num país em que as produções audiovisuais formam e informam a população e enfatizar que é papel da televisão, especialmente a pública, construir uma cena comunicativa plural que espelhe a formação do povo brasileiro.

Certificação e premiação do Curso Abdias

Na mesma noite, serão certificados os 40 alunos que concluíram o Curso Abdias Nascimento – Comunicação e Igualdade Racial, iniciativa pioneira do Sindicato dos Jornalistas do Ceará (Sindjorce), certificada como atividade de extensão pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) e Universidade Estadual do Ceará (UECE). Também serão conhecidos e premiados os três melhores trabalhos de conclusão do curso.

O secretário-geral do Sindjorce e diretor do Departamento de Educação da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), Rafael Mesquita, avalia que o Curso Abdias Nascimento cumpriu o objetivo de fomentar o debate sobre etnia e raça, seus desafios na mídia brasileira, além de traçar encaminhamentos para a implementação de ações afirmativas voltadas à igualdade racial nos veículos de comunicação social e nas assessorias de comunicação das esferas pública e privada. Nas palavras do coordenador do curso, “uma rede de comunicadores pela igualdade racial começa a se formar, cumprindo nossa meta de dar oferecer ao jornalismo e à comunicação cearense qualidade, ética e diversidade”.

Já para a coordenadora pedagógica da iniciativa, a professora doutora Silvia Maria Vieira dos Santos, o curso oportunizou que os profissionais da comunicação participantes percebessem os meios, veículos e tecnologias de comunicação como esferas capazes, hoje, de possibilitar reconhecimento e, por extensão, visibilidade da população negra brasileira. “Mergulhamos na história, valores, conceitos e demandas do povo negro brasileiro, que clama por reconhecimento e inclusão. Foi uma experiência vivencial e formativa que mexeu com todo mundo, que transformou e ressignificou a vida das pessoas que passaram por este projeto”, comemorou a historiadora.

Para a presidente do Sindjorce e 2ª tesoureira da FENAJ, Samira de Castro, o Curso Abdias representa um divisor de águas na atuação sindical dos jornalistas cearenses por ser uma iniciativa de formação que discutiu com profundidade as questões de representatividade e visibilidade dos temas identitários não só na mídia mas na sociedade. “Mais importante foi ver que essa atividade já rendeu frutos, como os portais elaborados pelos alunos. O curso mostrou que, coletivamente, atuar para mudar essa estrutura, combatendo o racismo seja nos conteúdos, seja no ativismo organizado”.

Noite de autógrafos do livro “Branquitude e Televisão”

Na ocasião, haverá a noite de autógrafos do livro “Branquitude e Televisão – a nova (?) África na TV pública”, primeiro livro de Richard Santos, que é conhecido como Big Richard no mundo do hip-hop. Segundo o autor, a pretensão do livro “é se alinhar aos estudos fundadores, analíticos da história social do negro brasileiro e explorar no século XXI o processo de constituição da identidade mediada”. O livro estará sendo comercializado a R$ 45,00.

Fruto de sua dissertação de mestrado na Universidade de Brasília (UnB), o texto analisa o programa “Nova África”, exibido pela TV Brasil, montada no governo Lula, contextualizando o processo político da época. Santos atuou nos primeiros cinco anos desse veículo. Foi produtor, repórter e apresentador do programa “ParaTodos”, exibido semanalmente.

Serviço:

O QUE: I Encontro Estadual de Jornalistas e Comunicadores pela Igualdade Racial do Ceará (EEJRA) – Seminário Final do Curso Abdias Nascimento Comunicação e Igualdade Racial

QUANDO: 7 de dezembro de 2018, às 19h

ONDE: Centro Cultural Belchior (R. dos Pacajús, 123 – Praia de Iracema, Fortaleza – CE)

QUANTO: Para participar de todo o evento – R$ 25,00 para estudantes de Jornalismo e profissionais aposentados/ R$ 50,00 para jornalistas sindicalizados e R$ 100,00 para não-sindicalizados e demais interessados. OBS: Inscrição gratuita para os concludentes do Curso Abdias Nascimento.

PARA ADQUIRIR O LIVRO: R$ 45,00

Faça sua inscrição aqui