Câmara Municipal de Jaguaruana institui a Medalha Ivonete Maia

Destacar as mulheres que contribuem com o bem-estar, com o desenvolvimento, com o progresso e com o social. Foi pensando nessa proposta que a Câmara Municipal de Jaguaruana votou e aprovou,  no dia 24 de outubro, o Projeto de Lei Número 01/2019, que institui a Medalha Ivonete Maia. Os nomes indicados para a homenagem serão sinalizados e justificados pelos vereadores até o dia 14 de fevereiro de 2020. A homenagem, que acontecerá em cerimônia pública anualmente, é destinada ao reconhecimento dos destaques do município.

De acordo com o vereador Afraudízio Soares, autor do projeto, a iniciativa estima reconhecimento e valorização das mulheres jaguaruanenses. Em relação a escolha da comenda, o vereador explica que, além de ser natural de Jaguaruana, Ivonete Maia foi destaque no desenvolvimento da comunicação cearense.

Primeira mulher eleita presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Ceará (Sindjorce), a titular da homenagem também trabalhou nos veículos O Nordeste, Gazeta de Notícias, O Povo e nas rádios Assunção e Verdes Mares. Na Universidade Federal do Ceará,  foi chefe do então Departamento de Comunicação Social e Biblioteconomia, ocupou os cargos de assessora do ex-reitor Walter de Moura Cantídio e foi diretora da Rádio Universitária FM.

Ivonete Maia presidiu o Sindjorce entre 1981 e 1986. Voltou a presidir a entidade sindical de 1989 a 1992. De 2008 a 2012, exerceu mandato de presidente da Associação Cearense de Imprensa (ACI).