Com reajuste inferior à inflação, poder de compra do Salário Mínimo recua três anos

O valor do novo salário mínimo, definido em R$ 954 para 2018, em termos reais, retrocedeu ao nível de 2015, quando valia R$ 953,87. O aumento de 1,81%, concedido pelo governo, ficou abaixo da inflação de 2,07%, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (INPC-IBGE).

Não é a primeira vez que o governo federal reajusta o salário mínimo em percentual inferior ao INPC. Em janeiro de 2017, o mínimo foi corrigido em 6,48%, enquanto a inflação atingiu 6,58%.

A correção contraria a política de valorização do salário mínimo, válida até 2019. Pela regra, o valor deve ser revisado com base no Produto Interno Bruto (PIB) de dois anos antes e no INPC do ano anterior.

Para o Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese), o reajuste deveria ser revisto, a fim de devolver ao salário mínimo o poder de compra de janeiro de 2016, o que inclui o repasse integral da inflação, além da incorporação da perda de 0,10% imposta em janeiro de 2017.

Fonte: Dieese