De luto, jornalistas do Ceará descomemoram falta de reajuste salarial

04Com o apoio do movimento sindical, os jornalistas empregados em jornais e revistas realizam, na terça-feira, dia 27 de setembro, atos em frente aos jornais O Povo e O Estado. Foi a “descomemoração” de um ano sem reajuste salarial, atividade que integrou a Semana de Mobilização dos Jornalistas do Ceará, de 20 a 27/09. A data também contou com ativismo nas redes sociais, com a categoria vestida de preto.

Os jornalistas lutam contra a intransigência patronal desde setembro de 2015, data-base do segmento de mídia impressa. Abrindo mão do ganho real em nome de um bom termo, os trabalhadores reivindicaram, em abaixo-assinado, a reposição da inflação do período, de 9,88%. Mas as empresas insistem em oferecer um reajuste de 5%, com o retroativo parcelado em quatro vezes.

Os diretores do Sindicato dos Jornalistas (Sindjorce) saíram aplaudidos da redação do O Povo. No jornal O Estado, trabalhadores da redação e de outros setores pararam as atividades na hora do fechamento para ouvir os dirigentes sindicais. Os atos contaram com a participação de dirigentes dos sindicatos dos Gráficos, Têxteis, Transporte de Valores e Fetamce.28