Sindjorce realiza roda de conversa sobre igualdade de oportunidades no Jornalismo

O Sindicato dos Jornalistas do Ceará (Sindjorce) realiza, no sábado, dia 1º de julho, às 10h, a roda de conversa “Jornalismo no plural: igualdade de oportunidades para jovens, mulheres, negros e negras e LGBTs”, no auditório da entidade, com a participação da presidenta da FENAJ, Maria José Braga e jornalistas convidados. A atividade, que é gratuita e terá certificado digital de participação, integra um dos pré-encontros do I Congresso Extraordinário dos Jornalistas do Ceará.

Entre os convidados para a roda de conversa estão Amanda Nogueira, mestra em Comunicação e assessora de imprensa do Conselho Regional de Serviço Social 3ª Região/CE, que abordará questões pertinentes à juventude; Émerson Maranhão, editor da coluna Cena G e de Conteúdo do Núcleo de Audiovisual do Grupo O Povo, abordando a temática LGBT; e Luizete Vicente, mestrada em Comunicação e assessora de imprensa da deputada Rachel Marques, abordando a questão dos/as jornalistas negros/as. Maria José Braga, por sua vez, falará da Comissão de Mulheres da FENAJ, lançada em março deste ano, por ocasião do Dia Internacional da Mulher.

Para o secretário-geral do Sindjorce, Rafael Mesquita, o debate proposto é necessário para reafirmar a necessidade de uma produção jornalística plural e albergada nos direitos humanos, além da própria discussão sobre os segmentos de jovens, mulheres, negros e negras e LGBTs no mercado de trabalho  da Comunicação. “Fizemos formações sobre gênero, raça e etnia em parceria com a ONU Mulheres, em 2011. Na sequência, em 2012, realizamos um curso de extensão chamado Camutuê – Comunicação Livre de Racismo, em parceria com o Instituto de Juventude Contemporânea e a UECE”, lembra o dirigente sindical.

Para a presidente do Sindjorce, Samira de Castro, a mídia brasileira tem reproduzido estereótipos de gênero, raça, etnia e promovido a invisibilização das populações historicamente discriminadas. “É nosso papel romper essa postura, através do debate, da capacitação dos profissionais e da própria organização sindical”, completa. Neste sentido, a diretoria do Sindjorce vem discutindo com a categoria e com os movimentos sociais a criação das Comissões de Jornalistas Jovens, LGBTS, Mulheres e Negros/Negras.

“A ideia é que essas comissões sejam formadas e lançadas no I Congresso Extraordinário dos Jornalistas do Ceará, que acontecerá de 11 a 13 de agosto, no Centro Cultural Belchior, na Praia de Iracema”, acrescenta Rafael Mesquita. Juntamente com o diretor Washington Feitosa, o secretário-geral representou o Sindorce na 18ª Parava da Diversidade, realizada em Fortaleza, no dia 25 de junho. “A organização sindical se faz necessária para construir uma mídia mais plural e representativa da diversidade brasileira, livre de estereótipos e preconceitos, além de mais próxima das demandas da população”, completa Rafael Mesquita.