Aula inaugural do Curso Dandara dos Palmares terá palestra da jornalista Jaqueline Fraga

“Por uma Comunicação negra e feminista” é o tema aula inaugural do Curso Dandara dos Palmares – Gênero, Raça e Etnia na Comunicação, projeto social de formação do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Ceará (Sindjorce), com o apoio institucional da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), que inicia no dia 1º de outubro deste ano. A palestra, a cargo da jornalista e escritora pernambucana Jaqueline Fraga, acontecerá no Auditório Murilo Aguiar, na Assembleia Legislativa do Estado e será antecedida por um ato contra a violência de gênero e o racismo, a partir das 18 horas. O evento é aberto ao público.

O ato político é organizado pela Comissão de Mulheres Jornalistas do Sindjorce e contará com falas das autoridades convidadas e apresentação artística. O Sindicato será representado pela sua secretária-geral, Luizete Vicente. Já a Federação será representada por sua segunda vice-presidenta, Samira de Castro. “O momento exige posicionamento político e ações das entidades representativas dos trabalhadores e trabalhadoras contra todas as formas de violência e opressão”, avalia Luizete Vicente.

Para Samira de Castro, o crescimento dos casos de feminicídio, de violência doméstica e de racismo é preocupante e precisa ser combatido em todos os espaços. “A formação, sobretudo dos profissionais que trabalham com Comunicação, é um caminho concreto para a construção de uma sociedade sem machismo, sem sexismo, sem misoginia, sem LGBTIfobia e sem racismo”, comenta.

A palestrante

Jaqueline Fraga é jornalista graduada pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e administradora pela Universidade de Pernambuco (UPE). É apaixonada pela escrita e pelo poder de transformação que o Jornalismo carrega consigo. Conquistou prêmios regionais e nacionais, incluindo o Prêmio Antonieta de Barros – Jovens Comunicadores Negros e Negras e o Prêmio Naíde Teodósio de Estudos de Gênero. Foi consultora Unesco nos anos 2017 e 2018, atuando na Comunicação da Escola de Inovação e Políticas Públicas (EIPP) da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), instituição vinculada ao Ministério da Educação (MEC).

A jornalista é autora do livro-reportagem “Negra Sou: a ascensão da mulher negra no mercado de trabalho”. A publicação traz uma série de reportagens especiais com cinco mulheres negras que atuam em algumas das profissões mais valorizadas do país. Em 2016, o projeto online que deu origem ao livro foi um dos vencedores do Prêmio Antonieta de Barros – Jovens Comunicadores Negros e Negras, promovido pela Secretaria Nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial. Agora, em 2019, além das matérias especiais originais, o livro-reportagem traz, como conteúdo inédito, as novas entrevistas com as mulheres retratadas na série, demonstrando suas mudanças e evoluções após esses anos.

O Curso

Aprovado em primeiro lugar (Categoria VI – Projetos Sociais de até R$ 30 mil), no Edital de Chamamento Público Nº 001/2019 do Governo do Ceará, o Curso Dandara dos Palmares contou com 105 pessoas inscritas, das quais 52 foram selecionadas para participarem da formação totalmente gratuita, que totaliza 80 horas/aula, sendo 50 horas presenciais e 30 de orientações de trabalhos finais (tutoria). Ao todo, serão 10 encontros formativos e um seminário final, que acontecerá em novembro deste ano.

A proposta da formação é contribuir com a educação continuada de estudantes e trabalhadores da Comunicação, para que, de posse de uma atitude crítica-reflexiva, ética e humanizadora, produzam conteúdo qualificado, com profundidade e com recorte de gênero, raça e etnia. “Buscamos, entre outros objetivos, combater as discriminações relacionadas à gênero, sexualidade e questões étnico-raciais nos produtos comunicacionais, assim como desconstruir os discursos deturpadores sobre identidade de gênero”, afirma o presidente do Sindjorce e diretor de Mobilização a FENAJ, Rafael Mesquita.